Estoicismo Diário #291 — O benefício da gentileza

"Um benefício deveria ser mantido como um tesouro enterrado e apenas ser desenterrado na necessidade… A natureza nos ordena a fazer o melhor por todos… Onde quer que exista um ser humano, temos a oportunidade para a gentileza." 
— Sêneca

A primeira pessoa que você vir hoje — um transeunte, um familiar, um amigo — independentemente do contexto é uma oportunidade para praticar a gentileza.

Ou como alguns tradutores das palavras de Sêneca já disseram: é uma oportunidade para criar um benefício, tanto para você quanto para o outro. Uma oportunidade de ajudar, de criar uma conexão, de entender as necessidades de alguém, de facilitar algum processo.

E isso também é verdade para a segunda pessoa que você vir, para a terceira… Para qualquer um com quem você interagir hoje.

Obviamente não existe garantia de que o outro vai retribuir a gentileza — mas isso é problema dele, não seu.

Sempre tenha atenção àquilo que você controla. Os outros não fazem parte dessa esfera. O que você controla é a habilidade de sempre responder com gentileza, mesmo que o outro seja um idiota.

Aplicação pessoal

Segurar a porta do elevador. Ajudar alguém com algo pesado. Oferecer o assento para uma pessoa idosa. Cumprimentar com um "bom dia". Reduzir a velocidade ou parar o carro para alguém atravessar a rua. Dizer "obrigado(a)" quando alguém fizer algo por você. Não invadir o espaço alheio.

Todas são pequenas ações que demandam segundos e raramente são praticadas.

Se elas já são parte do seu cotidiano, excelente. Agora busque outras formas de ser gentil com os outros. Se não são, é um bom momento para começar a praticar.

Existe a possibilidade das suas ações não resultarem em coisa alguma? Não. Mesmo que o outro não responda à altura, você facilitou o dia de alguém — ou pelo menos não o piorou. Como repetidamente disse Marco Aurélio, gentileza é a única resposta aceitável em qualquer situação. Não seja o idiota que vai perturbar os outros.



Conecte

Se você quiser se concentrar nas coisas certas, diminuir o estresse e controlar a ansiedade, clique aqui e se inscreva para receber um email por semana com dicas, exercícios e textos.