Estoicismo Diário #337 — Filosofar é resolver problemas

"A filosofia não traz possessões externas. Está além do seu poder. Assim como a madeira está para o carpinteiro, o bronze para o escultor, as nossas vidas são o material na arte de viver."
 — Epictetus

Filosofia não existe apenas para acadêmicos ou ricos desocupados. Em vez disso, é uma das atividades essenciais que um ser humano pode realizar.

Nas palavras de Thoreau, filosofia se trata de resolver problemas — tanto externos quanto internos, e não apenas teoricamente, mas de forma prática. Ou como diria Cícero, "filosofia é aprender a morrer". Aprender a viver, e viver da melhor forma, para poder morrer da melhor forma.

É isso que temos feito durante esses últimos 11 meses: solucionar problemas para viver bem e morrer sem (muitos) arrependimentos. Assim como um escultor, estamos moldando nossa vida. Encontrando o anjo preso no mármore e o deixando se libertar, como diria Michelângelo.

Viver não é fácil, morrer menos ainda, mas precisamos fazer os dois da melhor forma possível. E para isso, precisamos nos lembrar sempre das palavras que nos foram oferecidas durante este tempo.

Aplicação pessoal

Trezentos e trinta e sete textos. Não sei quantas citações ou histórias. Nada disso foi apenas para divertir você. Cada um desses textos têm uma forma de ser aplicado na sua vida. Se você acredita que apenas ler é o suficiente, sugiro que reconsidere sua atitude.

Hoje, viva alguma coisa que você aprendeu. Conhecimento não é para ser acumulado, é para ser usado. E é disso que trata a filosofia — viver aquilo que você aprendeu.



Conecte

Se você quiser se concentrar nas coisas certas, diminuir o estresse e controlar a ansiedade, clique aqui e se inscreva para receber um email por semana com dicas, exercícios e textos.