Estoicismo Diário #101 —Não seja um(a) idiota sabe-tudo

"Jogue fora as suas opiniões formadas, porque é impossível para uma pessoa começar a aprender aquilo que ela acha que já sabe."
— Epictetus

"Eu já sei isso" é o maior inimigo do aprendizado. Epictetus sabia disso porque ele tinha uma escola para dar aulas aos seus discípulos. Na verdade, o conhecimento de Epictetus só chegou até nossas mãos porque um dos seus estudantes fez excelentes notas das aulas.

Epictetus, como professor, sofria do mesmo mal que os professores atuais sofrem: ele era abordado por estudantes que diziam querer aprender, mas, secretamente, rejeitavam o conhecimento porque achavam que já sabiam.

Por mais escolarizados(as), educados(as), bem-sucedidos(as) que possamos ser, sempre haverá alguém que sabe mais, que é mais bem-sucedido ou mais sábio. Como disse Ralph Waldo Emerson, "Todo homem que conheci foi meu mestre em algum momento, e então eu aprendi com ele".

Se quisermos realmente aprender, precisamos esquecer aquilo que sabemos e estarmos abertos(as) ao que o/a nosso/a professor/a dirá. E um dos nossos mestres na filosofia já disse: "só sei que nada sei, e o fato de saber isso me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa".

Aplicação pessoal

Como assistente de professor, tive que dar algumas aulas no lugar do meu orientador. Em uma delas, ele me pediu para tirar dúvidas dos alunos já que a data da prova estava próxima.

Os alunos entraram na sala, eu perguntei se eles tinham dúvidas sobre o assunto. Ninguém levantou a mão. Quando terminei a correção das provas, nenhum aluno conseguiu tirar acima de 8,5 — e todos erraram a questão mais simples.

Na posição de professora, isso me deixou horrorizada, mas meu comportamento não era diferente do deles quando eu estava na graduação — e mesmo hoje em dia sou culpada de dizer "isso eu já sei".

"Eu já sei" cria um bloqueio no aprendizado. E se queremos aprender, se requisitamos o tempo de alguém que está disposto(a) a ensinar, não podemos ter barreiras, devemos ser humildes o suficiente para reconhecer que não sabemos tudo e jamais saberemos tudo. Que existem aqueles(as) que sabem mais do que nós e que podemos aprender com qualquer pessoa.

Elimine seus bloqueios, saiba apenas que você sabe nada.