Finn, o Stormtrooper desertor que quis fazer algo certo. Fonte: http://procrastination.com.br

Estoicismo Diário #121 —O seu caráter é o seu melhor argumento

"Pois a filosofia não consiste em mostrar-se, mas em dar atenção ao que é necessário e estar atento a isso."
— Musônio Rufo

Sêneca disse que filosofia ensina a agir não a falar e pode parecer que ele não concorda com Rufo — mas a contradição não existe.

Para agir da forma correta, temos que estar atentos o que importa. A ação é apenas uma reação ao que existe no interior: o nosso caráter.

“A verdadeira educação não consiste em meramente adquirir alguns fatos da ciência, história, literatura our arte, mas em desenvolver o caráter.” 
David O. McKay

Um(a) estóico(a) não é identificado(a) por um acessório ou por um uniforme, o que nos revela aos outros é o nosso caráter. Faça do seu caráter o seu melhor argumento.

Aplicação pessoal

Você morreu. Seu corpo está no caixão. Seus familiares, amigos e conhecidos estão no seu funeral.

O que você gostaria que eles falassem? Como gostaria que lembrassem de você?

Use esse pensamento como guia para transformar o seu caráter no seu maior argumento. Porque é melhor ser lembrado como alguém íntegro do que como alguém que sempre ia contra os próprios princípios.

Eu não sou da Resistência. Eu não sou um herói. Eu sou um Stormtrooper. Como todos eles, fui tirado de uma família que jamais conhecerei. E fui criado para fazer apenas uma coisa. Mas na minha primeira batalha eu fiz uma escolha. Decidi que não mataria por eles.” 
Finn, Star Wars VII: The Force Awakens