Estoicismo Diário #125 — Você é o projeto

"O material puro para o trabalho de uma pessoa boa é a própria razão, o corpo pertence ao doutor ou ao treinador, e a fazenda ao fazendeiro."
— Epictetus

Como um pintor produz quadros que causam emoções tão profundas em alguém? Como um atleta consegue ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas? Como uma médica consegue ser uma excelente cirurgiã?

Treinamento.

Ação.

Independentemente do seu trabalho, existe uma coisa que você nunca deve deixar de treinar: sua mente. E treinar para se tornar melhor não requer justificativa porque é uma obrigação.

Sua obrigação é evoluir e cumprir seu papel em concordância com logos. Como disse Marco Aurélio, estamos aqui para cumprir nossa função de ser humano e menos do que isso é viver uma vida inútil.

Aplicação pessoal

A diferença entre quem você é hoje e quem você será em cinco anos, disse Jim Rohn, se encontra na qualidade dos livros que você leu. (Vamos generalizar para qualidade do conteúdo que você consumiu.)

Você quer permanecer o(a) mesmo(a) pelos próximos anos? Especialmente em um mundo que está se modificando tão rapidamente quanto o nosso?

Eu não quero. E claro que você não quer. Logo, seu maior projeto de vida tem que ser você, e não seu trabalho.

Afinal, se não progredirmos como seres humanos, como podemos cumprir seja lá qual for nosso papel nesta vida? Como poderemos compreender que função é essa?

Invista mais tempo em você do que no seu trabalho. Treine sua mente.

“… Para mim, a função e o dever de um ser humano de qualidade é o desenvolvimento do próprio potencial de forma sincera e honesta.” 
Bruce Lee


Conecte

Gostou do texto? Clique no ❤ para que outras pessoas o descubram. 
Quer receber emails com dicas, textos e coisas úteis para simplificar sua vida?

Clique Aqui