Estoicismo Diário #132 — A melhor resposta que você pode dar

"Gentileza é invencível, mas apenas quando é sincera, sem hipocrisia. Mesmo a pessoa mais maliciosa, o que ela poderá fazer se você sempre lhe mostrar gentileza e, se tiver a chance, apontar o que ela fez de errado — exatamente quando estão tentando lhe machucar?"
— Marco Aurélio

Quando alguém tenta lhe irritar, a resposta que essa pessoa espera receber é um reflexo da ação dela. Raiva rebatida com raiva. Irritação rebatida com irritação. Olho por olho, dente por dente.

Mas e se você se controlar e responder com gentileza?

Agradecer porque essa pessoa indicou uma falha que você pode corrigir. Agradecer porque ela abriu seus olhos para algo que você não viu. Agradecer porque ela lhe ofereceu uma oportunidade de melhorar.

O que você acha que aconteceria ao rebater uma pedra utilizando uma pena?

A sua reação — a gentileza — jamais será esperada.

Ninguém espera que você responda com calma e delicadeza. Já pensou em como a outra pessoa ficará sem reação?

Ser maldoso(a) ou cruel é uma máscara para esconder a fraqueza. Gentileza e delicadeza, contudo, só são possíveis para aqueles que têm força. Você a tem, use-a.

Aplicação pessoal

Sou esquentada e perco a cabeça facilmente. Não posso contar nos dedos quantas vezes Epictetus, Sêneca ou Marco Aurélio gritaram em meus ouvidos e ignorei completamente seus conselhos.

Considerando a meditação de Marco Aurélio, nenhuma memória veio à minha mente — em que eu combati a indelicadeza com gentileza. (Talvez ela exista, apenas não consegui acessá-la.)

Então, nossa missão para os próximos dias é praticar a gentileza em qualquer situação.

Nossa missão é mostrar a nós mesmos que não somos fracos, mas que conhecemos a nossa própria força e sabemos usá-la.



Conecte

Gostou do texto? Clique no ❤ para que outras pessoas o descubram. 
Quer receber emails com dicas, textos e coisas úteis para simplificar sua vida?

Clique Aqui