Meu calendário com os devidos X vermelhos.

Estoicismo Diário #136 — Como dominar seus hábitos ruins

O que Epictetus já sabia sobre o Método Seinfeld

"Se você não deseja perder a cabeça, não alimente o hábito. Tente, como primeiro passo, manter-se calmo e conte os dias que você não se irritou. Eu costumava me irritar todos os dias, depois a cada dois dias, então a cada três ou quatro dias… Se você chegar a 30 dias, agradeça aos deuses! Porque primeiro um hábito é enfraquecido e depois obliterado. Quando você puder dizer 'Eu não perdi minha calma hoje, ou no próximo dia, ou nos próximos três ou quatro meses, mas me mantive sereno enquanto sofria provocações', você saberá que está com a saúde melhor."
— Epictetus

O comediante Jerry Seinfeld uma vez deu um conselho sobre como manter a consistência: ao fazer algo, pegue um calendário e marque um X vermelho no dia. O desafio é não quebrar essa sequência de Xs.

O princípio por trás da sugestão de Seinfeld é criar momento — iniciar o movimento em direção a algo, um dia de cada vez. Não importa o que acontecerá hoje, meu objetivo é marcar um grande X vermelho no calendário.

Há dois mil anos, Epictetus sugeriu como destruir um hábito ruim utilizando a mesma ideia da estratégia de Seinfeld. Mas ao invés de marcar quando você fizer algo, marque quando não fizer. Não é à toa que aquelas contagens "XX dias sem [insira algo]" funcionam.

E como resistir ao impulso de fazer o que você não deve? Substitua a atividade.

Entrou na cozinha e ficou com desejo por docinhos? Ao invés de revirar os armários, faça polichinelos ou flexões. Seu cérebro vai começar a desanimar com a ideia dos docinhos.

Aplicação pessoal

Viktor Frankl disse que existe um momento entre o estímulo e a reação, nesse momento reside seu poder de escolha.

A ciência já mostrou que para mudar hábitos, você tem que mudar a sequência de ações que o define. Mantendo o estímulo (gatilho) de entrar na cozinha, faça qualquer outra coisa ao invés de correr para o armário ou geladeira.

Se você, ao entrar na cozinha, se jogar no chão para fazer as flexões ou começar a pular, você estende o tempo de escolha. Seu cérebro não reage automaticamente. Você sabotou o próprio hábito ruim.

Mas de que adianta todo o esforço e não manter um registro da vitória sobre a tirania do docinho? Aí entra a estratégia de Seinfeld. Apesar de simples, ela é extremamente poderosa por não apenas mostrar seu progresso, mas também reforçar sua auto-confiança.

E como minha cadeia de Xs está bonitinha há meses, resolvi tirar uma foto para mostrar que sim eu faço o que escrevo.

Comece uma cadeia de Xs. E não a quebre.



Conecte

Gostou do texto? Clique no ❤ para que outras pessoas o descubram. 
Quer receber emails com dicas, textos e coisas úteis para simplificar sua vida?

Clique Aqui