Estoicismo Diário #35 — Como ser invencível

"Quem, então, é invencível? Aquele que não pode ser perturbado por nada fora da sua capacidade de escolha."
— Epictetus

Há alguns anos, eu vi uma entrevista da Shirley Manson em um dos programas do tipo The Late Late Show. O apresentador conseguiu ser um absoluto babaca o tempo inteiro, mas a Shirley driblou todas as perguntas sem perder a classe.

Recentemente, eu assisti uma entrevista da Eva Green em um programa do mesmo estilo e, novamente, o apresentador se mostrou um completo babaca, especialmente em relação ao fato dela ser francesa. Ms. Green mostrou-se uma verdadeira dama e usou de bom humor para driblar as perguntas idiotas.

Tanto a Shirley quanto a Eva sabem que uma reação emocional a perguntas invasivas ou preconceituosas não é uma boa escolha e apenas deixará a situação pior.

Ao nos depararmos com estresses no dia-a-dia, devemos agir como a Eva ou a Shirley (em alguns casos, até mesmo como a Daisy Ridley): devemos manter a calma, sempre.

Ser invencível é escolher manter a calma e fazer as escolhas corretas independentemente da situação em que estamos. Devemos sempre contar com a prohairesis (escolha), como diriam os estóicos.

Aplicação pessoal

Em 2015, eu apresentei meu projeto de qualificação do mestrado para uma banca com três professores. Ao final da apresentação, uma professora começou uma série de ataques ao meu projeto e, alguns, até de natureza pessoal.

Eu reagi encarando a professora e dizendo: "Verdade, professora." ou "Entendo seu ponto de vista." ou "Certo, farei as alterações." ou "É uma ideia interessante."

Depois que saí da sala, eu admito que quase entrei em combustão instantânea e precisei parar nas escadas por vários minutos enquanto respirava e reencontrava o equilíbrio, mas, na hora, eu mantive a calma porque qualquer outra reação apenas iria complicar a situação.

Pessoas vão tentar criar um desequilíbrio dentro de nós com intuito de nos enfraquecer para poderem se aproveitar do nosso momento de descontrole. Então, qual a melhor forma de derrotá-las? Mantendo a calma.

Como disse Oscar Wilde, sempre perdoe seus inimigos — nada os irrita mais do que isso.

Você tem sido invencível?


Conecte

Gostou? Aperte o ❤ para que outras pessoas descubram este texto. E se quiser me pagar um café, clique aqui.