Foto da Pati Brandão direto da Cogumelado

As origens e outras curiosidades

Cogumelado
Revista Cogumelado
Published in
2 min readAug 8, 2020

--

Garimpamos em uma tese de doutorado um pouco da história e impacto dos cogumelos em algumas culturas do mundo.

Egito

Em hieróglifos escritos há 4.600 anos, foram encontrados registros de que os egípcios utilizavam os cogumelos em suas práticas religiosas e acreditavam que eles asseguravam a imortalidade. Constam desses documentos, que os faraós os proclamaram “comida real” e ao cidadão comum era proibido até mesmo tocá-los.

China

O cogumelo Ganoderma lucidum, conhecido como Ling Zhi na China e Reishi no Japão, tem uma longa história na medicina chinesa. Por conta dessa tradição milenar, a China se tornou o principal responsável pelo desenvolvimento de técnicas de fungicultura. Estima-se que o primeiro cultivo intencional de cogumelos tenha ocorrido na China por volta do século VI, ou seja, há 1.400 anos. A primeira espécie cultivada foi Auriculária auricula, aproximadamente no ano de 600 DC, e em seguida foi a espécie Flamulina velutipes, no ano 800 DC e a terceira espécie foi o Lentinula edodes, o shiitake, no ano de 900 DC.

América Central

Na América Central, México e Guatemala as civilizações pré-colombianas faziam uso de cogumelos nos seus rituais e, até hoje, no interior desses países, os mercados sempre estão repletos de diversos tipos de cogumelos comestíveis.

Brasil

O clima tropical favorece o desenvolvimento dos cogumelos, o que indica grande diversidade quando comparado a regiões de clima é temperado. No Brasil, uma pesquisa feita sobre os nomes dados aos fungos entre os povos indígenas mostrou que essas denominações eram carregadas de aspectos negativos. Fungo, nas línguas indígenas, é sinônimo de coisa ruim, imprestável. Só os Yanomâmis têm uma lista grande de nomes para fungos sem essas conotações, indicando inclusive o uso que fazem de cogumelos na culinária. De fato, os Yanomâmis consomem cogumelos de diferentes tipos, mas não há registro do seu uso como alucinógenos.

O consumo de cogumelos no país se expandiu com o crescimento das colônias orientais (de chineses, japoneses e coreanos). O hábito também foi assimilado pelos brasileiros, e hoje é um componente muito utilizado no preparo de pratos do cotidiano.

Trechos retirados da Tese de Doutorado: PRODUÇÃO, ECONOMICIDADE E PAR METROS ENERGÉTICOS DO COGUMELO Agaricus blazei: UM ENFOQUE DE CADEIA PRODUTIVA. Ozana Maria Herrera, Dez/2001.

--

--

Cogumelado
Revista Cogumelado

A Cogumelado é uma foodtech brasileira dedicada ao saboroso e suculento mundo dos cogumelos.