Além doBitcoin
Por que existem tantos tipos de criptomoedas? E por que não?
Uma das primeiras perguntas que recebi ao ajudar as pessoas a entender as criptomoedas foi por que existem tantos tipos diferentes? Eu decidi que queria ter criptos, mas então eu teria que escolher qual delas comprar. Eu tinha ouvido falar do Bitcoin, mas rapidamente percebi que havia uma infinidade de outras opções que eu poderia escolher.
Mesmo as Exchanges (casas de câmbio) confiáveis oferecem diferentes criptomoedas, mas, no que presumo ser um esforço para não tornas as coisas mais complicadas, elas assumem que o consumidor já entende as nuances e diferenças entre as diferentes criptos que elas oferecem. O que nem sempre é o caso. Por isso a importância de uma boa educação na área das criptomoedas. Aqui vai uma explicação sucinta e em linguagem simples sobre por que há tantas moedas digitais para escolhermos.
Cripromoedas são fáceis de serem criadas
Não é preciso quase nenhum esforço para copiar uma criptomoeda existente (fazer um "fork" em linguagem mais técnica) e apenas alterar seu nome e colocar tudo pra funcionar. Isso ocorre porque a tecnologia é criada em forma de código aberto, livre e disponível publicamente para qualquer pessoa. Existem nuances além do nome que diferenciam as moedas e pertencem mais ao campo da tecnologia. Há detalhes técnicos que afetam a velocidade, o valor, etc., mas vamos deixar tudo isso para outro momento.
ICO’s são como startups que procuram por capital de investimento
ICO's (sigla em inglês, initial coin offering) são criptoativos que prometem realizações futuras aos seus investidores presentes. As "Ofertas Iniciais de Moeda", como são conhecidas em português, são semelhantes às ofertas públicas iniciais chamadas de IPO, que é quando uma companhia começa a oferecer suas ações numa bolsa de valores tentando captar recursos.
Uma diferença aqui é que as criptomoedas são mais fáceis de serem usadas como dinheiro propriamente dito do que ações. Há muito menos barreiras à entrada de investidores em ICO's do que em IPO's (por exemplo: conta bancária, mínimo de investimento obrigatório elevado, exigência de conhecimento mais avançado para o comércio e mercado financeiro).
As empresas têm ações no mercado de ações e cada empresa tem um produto ou serviço diferente que determina o valor daquela ação.
Da mesma forma, cada tipo de criptomoeda tem seus próprios recursos e alguns estão vinculados a projetos, aplicativos ou até jogos. Nessa analogia, as criptomoedas são as ações e as exchanges são as bolsas do mercado de ações como a Bovespa, por exemplo.
As ações como as criptomoedas podem ser voláteis.
Ambas têm o valor.
Ambas podem ser trocadas por bens, serviços ou dinheiro.
Então, por que existem tantos tipos de criptomoedas? Bem, porque não deveriam existir tantos tipos?
O que eu descobri é que é fácil ficar atolado em detalhes técnicos que realmente não afetam o uso prático das criptomoedas, então eu não me deixo afogar em linguagem técnica sobre mercado financeiro e tecnologia. Eu olho para essas coisas de vez em quando e tento aprender, mas me defendo da sensação opressiva que pode vir com a necessidade de ter conhecimento muito avançado para entender essas coisas.
Por isso criamos a CoinYou.co a fim de ajudar pessoas como você a começarem a se familiarizarem com esse universo da forma mais simples e direta possível, para que seu aprendizado te conduza ao uso seguro e consciente dessa tecnologia de potencial tão transformador.