O novo [véio] veio de novo?

Sobre a campanha pelos 70 anos da VW no Brasil

Simone Pereira
CoiSas Que aConTecEm…
2 min readJul 4, 2023

--

O que as mídias estão dizendo sobe a campanha da VW em comemoração aos 70 anos de Brasil, é no mínimo curioso: “emocionante”.

Jura, gentchiii??? É lançamento de carro se utilizando da paixão nacional pelos carros antigos pra fisgar gente desprevenida, vcs notaram?

A Kombi Corujinha disputando pista com um tal carro novo da VW, que nem quero saber o nome. Eu fico com a Kombinha. Comercial da #VW70anos produzido pela #AlmapBBDO e #BoilerFilmes

Elis e Maria Rita

Através da tecnologia chamada “deepfake” (vulgo, Inteligência Artificial) foi possível trazer a ‘réplica’ da #ElisRegina como se estivesse cantando junto com sua filha, #MariaRita, na campanha de 70 anos da #Volkswagen no Brasil.

Como disse, é uma RÉPLICA VISUAL!

Então, quando vocês encontrarem nas mídias frases como:
- “Elis Regina aparece cantando ao lado da filha Maria Rita”,
- “Maria Rita realiza o sonho de cantar com a mãe”,
- “Volkswagen junta Maria Rita e Elis Regina falecida há 40 anos”,
- “…é emocionante ver Elis e Maria Rita juntas”,
- “…o Brasil pôde ver novamente Elis Regina em ação”

Maria Rita e a simulação visual de estar com sua mãe, Elis Regina, no mesmo filme.

Saibam que isso é manipulação emocional via linguagens, para te desarmar e sensibilizar (algo que marketeiros são pagos pra fazer bem feito), para que você acredite que a imagem traduz a realidade. Sabemos que não é bem assim. E sabemos a favor de que interesses o marketing trabalha.

E com AIs/IA, cada vez mais imagens representarão menos a realidade, antes de tudo serão um veículo de manipulação bem daninho. De fato, técnicas de uso de inteligência artificial já estão transformando a forma como vemos e percebemos o mundo, nos confundindo e criando ‘realidades paralelas’.

ISSO È BOM OU RUIM???? Pense em quem detém essa TECNOLOGIA DE PONTA e como isso é importante para quem quer manter poderes e riqueza, que a resposta fica clara.

Fica ligad@. Nem todo novo precisa substituir o velho, ainda mais se o novo não for tão palatável quanto aquilo que é antigo. Eu por exemplo, ainda prefiro as Kombis hehehe

A paixão nacional pelo antigomobilismo sendo usada como sensibilização para um novo tipo de veículo lançado pela VW, que nem perto está de se parecer com Kombi. Um tiro no pé, no meu entender…

#kombi #VW #antigomobilismo #paixãonacional #carrosantigos

--

--

Simone Pereira
CoiSas Que aConTecEm…

Fusqueira letrada e terapeuta agrofloresteira que ama café. Ex cafeóloga que adora escrever e que voltou a ser terapeuta. A vida dá voltas.