Propósito é Abundancia

Simone Pereira
CoiSas Que aConTecEm…
2 min readOct 12, 2017

Quando saber-se ser é mais importante do que aquilo que desejam de você

A mangueira tem um propósito claro: ser feliz. E ela o cumprirá devotadamente, ano a ano, até o fim dos seus dias: buscar reproduzir-se através dos frutos.

Em sua magnitude, ela vive alheia àqueles que beneficiam-se da sua exuberante produção e dos que fartam-se saborosamente daquilo que é a materialização de seu propósito na terra. Com paciência e dedicação, ela simplesmente faz o que precisa para ser feliz e completa: gerar mangas.

Será que a mangueira deveria contabilizar cada manga derrubada ao chão? Se ressentiria ela ao ver que, não só pegamos inadvertidamente, mas também sadicamente nos deliciamos salivantes ao comer suas filhas suculentas?

Será que ela deveria contar um a um dos seus frutos e tabelar quanto precisariam valer no mercado para que ela se sentisse produtiva e rica? Deveria ela questionar o desperdício que é não ver plantados os seus rebentos? Ou mesmo, [que seja!] não ver saboreado todo seu esforço produtivo? Choraria ela por ver vários de seus rebentos apodrecendo no chão? Será que, percebendo não ter para si própria nenhum benefício imediato com a produção das frutas, ela deixaria de produzir mangas?

Bem distante de questionamentos assincrônicos como estes, ela mantem-se harmônica. Dentro do equilíbrio que lhe é possível, segue mantendo o respeito por si própria. E definitivamente não está nem um pouco preocupada se no ano que vem dará mais ou menos frutos que esse ano…

Centenária, produtora daquele que foi o gerador de consciência no Éden, sabedora de si muito antes de nós mesmos, ela, a mangueira, segue fazendo o que precisa ser feito há milhares de anos. E nós não pedimos ou ensinamos nada a ela, pouco contribuímos para a decisão de dar ou não frutos a cada ano, tampouco influímos em sua sabedoria inerente.

Não podemos negar. Somos nós que precisamos muito aprender com ela o que é propósito, desapego e abundância, harmonia, persistência e generosidade desprendida. Isso se quisermos permanecer habitando este planeta.

--

--

Simone Pereira
CoiSas Que aConTecEm…

Fusqueira letrada e terapeuta agrofloresteira que ama café. Ex cafeóloga que adora escrever e que voltou a ser terapeuta. A vida dá voltas.