Brasileirando pela Turquia

Natália Negretti tem 29 anos, é brasileira e vai viver um ano inteiro na Turquia.

Regiane Folter
Histórias que queria ter contado

--

Cappadocia

Como você decidiu ir pra Turquia? Há quanto tempo está aí e por quanto tempo vai ficar?

Sempre me perguntam por que escolhi a Turquia e brinco que foi a Turquia que me escolheu. Eu planejei fazer esse intercâmbio há uns 4 anos, queria morar fora de novo (esse é meu quarto intercâmbio) e via no estágio profissional da AIESEC uma ótima oportunidade de ficar um longo tempo fora, mas fazendo algo que agregaria para meu CV.

Queria Europa, qualquer país, mas sabia que no Leste seria mais fácil conseguir uma vaga. Fiz várias entrevistas e nada. Daí comecei a considerar a Turquia que é perto da Europa. Ano passado foi um ano tenso para o país, atentados, tentativa de golpe… Estava muito receosa de vir para cá, mas depois de 6 meses de entrevistas e nada, estava começando a ficar desesperada para conseguir logo o intercâmbio. Eu sabia quase nada do país haha!Mas sempre tive curiosidade em conhecer. Enfim, consegui uma vaga em Bursa, que é uma cidade menos visada para ataques do que Istambul, e pensei que se for para morrer de desastre, ele vai acontecer em qualquer lugar, inclusive no Brasil, onde tem tanta violência. E, sinceramente, me sinto mais segura aqui do que no Brasil.

Cheguei em 16 de dezembro de 2016, faz 9 meses que estou aqui e pretendo ficar até dezembro de 2017.

Onde você está morando na Turquia e que lugares do país já conheceu?

Estou em Bursa, a quarta maior cidade do país. É um o polo industrial do país, por isso há relativamente bastante estrangeiros aqui, turco raramente fala outra língua, então eles contratam gente de fora.

Meio que já zerei a Turquia haha! Visitei os principais lugares: Istambul, Cappadocia, Izmir, Eféseos, Pamukkale, Antalya, Fethiye, Bodrum…

Nati em Pamukkale e Instambul

Como foi o processo para tirar o visto?

Foi bem tranquilo. Você marca um horário no consulado pelo site e no dia leva os documentos pedidos. Fui em São Paulo. Na hora me fizeram algumas perguntas e já colocaram o visto no meu passaporte. Tem validade de 1 ano, tempo do meu estágio. Aqui você também tem que fazer a permissão de residência, que é um trâmite mais chatinho.

Que 3 coisas não podem faltar na mala de quem vai pra Turquia?

Nossa, na real é louco por que ao mesmo tempo que é muito diferente do Brasil, também é igual haha! Então, não vejo nada imprescindível para trazer para cá. Mas algumas sugestões são:

- Para visitar as mesquitas, mulheres devem cobrir a cabeça, então traga algum lenço ou echarpe (algumas mesquitas até alugam ou emprestam na porta, mas melhor a sua, né?).

- O país me surpreendeu com o clima. Inverno é frio meeeesmo e verão calor meeesmo. Então, dependendo da época que for vir, garanta a melhor vestimenta.

- Com certeza uma câmera fotográfica. O país tem paisagens sen-sa-ci-o-na-is!!!

Como você resumiria em poucas palavras a experiência de conhecer esse pais?

Olha, é clichê dizer que um intercâmbio muda sua vida, mas é a pura verdade. Em especial a Turquia que é um país muçulmano. Eu destaco 3 pontos que agregaram muito na minha vida:

  1. O país é um dos berços da humanidade, muita coisa aconteceu aqui no passado e poder visitar esses lugares históricos é fantástico! Mano, Istambul era Constantinopla!
  2. Realmente é um país belo de natureza, com lugares únicos, como a Cappadocia e Pamukkale. As praias também são lindas demais, além dos vales e montanhas (com neve!)
  3. Conviver com o islamismo me fez entender melhor a religião, os muçulmanos e a situação deles no contexto atual e passado. Com certeza vejo mais claramente várias questões agora, até mesmo sobre o próprio cristianismo.
A viajeira escalou a Uludağ, a montanha de Bursa, e provou o prato típico Iskender

Gostou da história da Nati? Então deixe alguns aplausos aí!! Conheça um pouco mais da Turquia pelos olhos de outra brasileira que esteve por lá!

Obrigada por ler ❤ Se gostou do texto, deixe seus aplausos (de 1 a 50)

Meu livro AmoreZ 📒|Newsletter ✉️|Instagram 📷|Cafezinho ☕️

Mais histórias:

--

--

Regiane Folter
Histórias que queria ter contado

Escrevi "AmoreZ", "Mulheres que não eram somente vítimas", e outras histórias aqui 💜 Compre meus livros: https://www.regianefolter.com/livros