O Egito pelos olhos de um egípcio

Ehab Nazih Sorour tem 27 anos e conta como seu país recebe aos estrangeiros

Regiane Folter
Histórias que queria ter contado

--

Que lugares você já visitou no seu país? Qual seria o seu top 3 de lugares para conhecer no Egito?

Eu vivo no Cairo e já estive em Alexandria, Ain Sokhna, Suez, Luxor, Aswan, Sharm El Sheikh, Dahab, Taba, Sinai… Eu diria que Luxor e Aswan estão no top 3 se você quer entender a cultura antiga egípcias, os monumentos, as pirâmides, etc. Há muitos anos a região de Luxor e Aswan foi a capital do Egito , então você pode ver muita história lá. E se você quiser conhecer também a costa e a natureza, a região de Sharm El Sheikh e Dahab é uma excelente escolha também. Alexandria também é uma cidade costeira, mas tem uma cultura muito distinta. Acho que esses são os 3 principais lugares do Egito que alguém deveria conhecer: cada um à sua maneira mostra um pedacinho da cultura egípcia. São bem turísticos, mas são os melhores lugares para conhecer o país.

O que você mais ama no seu país?

O que eu mais amo sobre o Egito é uma pequena parte da nossa cultura, a nossa hospitalidade. Isso é muito importante aqui, a hospitalidade está muito presente na nossa cultura e religião. No Egito a cultura está construída sobre a religião, você não tira uma coisa da outra. As pessoas estão sempre tentando colaborar, a maioria das pessoas é muito orientada a ajudar os demais.

Quais são as 3 coisas mais importantes que alguém viajando para o Egito deveria levar na mala e por quê?

Uma câmera fotográfica, claro! A segunda coisa seria algum protetor para a pele, principalmente se você é da Europa ou algum lugar assim. A água aqui não é sempre tão pura, e o sol também é muito forte e diferente, então eu indicaria algum tipo de creme ou algo para cuidar da pele. A terceira coisa seria algum tipo de tradutor, porque a porcentagem de pessoas no Egito que fala inglês não é muito grande. Então você vai precisar de algumas palavras em árabe para circular e entender informações e números também, principalmente para quando estiver pagando alguma coisa.

Como são os egípcios com os estrangeiros?

Pessoas de outros países são diferentes e por isso chamam a atenção. Muitas pessoas vem o turista como o “Dollar Guy”, o tipo que traz dinheiro. De qualquer maneira, o povo egípcio sempre vai oferecer ajuda e acho que temos uma mentalidade bastante aberta em comparação com outros países árabes. A maneira como alguém vai atuar com um turista depende muito da classe social, da educação que recebeu ou das experiências passadas que teve. De uma maneira geral, os egípcios adoram interagir com outras pessoas, a interação física mesmo é bem forte. Em pouco tempo eles se sentem amigos dos turistas e vão ajudá-los e até mesmo abraçá-los. Todos são muito de abraçar aqui, é nossa maneira de demonstrar emoção! Todos vão tentar dizer “welcome to Egypt”, mesmo aqueles que não falam inglês.

Como você resumiria em poucas palavras a experiência de viajar pelo Egito?

Definitivamente a experiência egípcia vai mudar a sua vida. Como os egípcios pensam, como a cultura é e como diferentes culturas convivem num mesmo país, a natureza, a história, tudo isso vai te ensinar algo. E todas as vezes que você vier, você vai aprender algo novo. Deveria ser obrigatório visitar o Egito ao menos uma vez na vida!

Gostou do relato do Ehab? Então deixe alguns aplausos aí!! Conheça um pouco mais do Egito pelos olhos de uma brasileira que esteve seis semanas por lá!

Gostou desse texto? Deixe seus aplausos ali do lado!

Curta o Coisinhas Flutuantes no Facebook

--

--

Regiane Folter
Histórias que queria ter contado

Escrevi "AmoreZ", "Mulheres que não eram somente vítimas", e outras histórias aqui 💜 Compre meus livros: https://www.regianefolter.com/livros