Uma Biblioteca pra chamar de lar

Viajando nos mundos paralelos da Biblioteca Invisível

Regiane Folter
Histórias que queria ter contado
4 min readApr 26, 2018

--

Há muito tempo eu não lia uma história de fantasia que me desse tanta vontade de viver dentro do livro. A última vez que isso tinha acontecido eu ainda estava nos meus 15 anos e colecionava estojos, bonecos, pôster e tudo mais que houvesse do Harry Potter. J.K., você me fez querer ir para Hogwarts! E agora, aos 25, Genevieve Cogman me fez sonhar em estar na Biblioteca.

Apaixonando-se pela trama

A história gira em torno de uma Biblioteca com b maiúsculo, tamanha sua importância. Essa biblioteca invisível é conhecida por poucos e sua missão é conectar diferentes mundos através de seus mais valiosos tesouros: livros. Se a trama já é boa, o fato de colocar os livros em tal patamar de importância é ainda mais encantador. Pelo menos para mim, que sou uma ávida leitora e realmente guardo as histórias mais queridas como preciosidades.

Nessa Biblioteca são treinados agentes chamados de bibliotecários, mas que na verdade são como espiões cujo trabalho é visitar diferentes mundos e roubar livros valiosos. Cada vez que uma nova obra entra na Biblioteca, o vínculo desta com o mundo de origem do livro se torna mais forte. É por essa razão que, com muita criatividade e determinação, os bibliotecários viajam pelos diferentes mundos para cumprir suas missões e em cada mundo encontram diferentes realidades. Em todas, encontramos algumas semelhanças: a maioria dos países que conhecemos existe, por exemplo, mas cada mundo tem sua própria história, suas guerras, seus descobrimentos… Em alguns, por exemplo, a potência dominante é a África. Em outros, uma Rússia ditatorial é o país mais forte entre todos. E assim por diante.

Diferentes realidades, diferentes extremos

Nesses universos alternativos, alguns mundos pendem para a tecnologia, e chegam a ser extremamente desenvolvidos nesse aspecto. Já em outros, o principal motor é a magia, e terminam tendo características completamente distintas.

Outra diferença que marca essas realidades tão diversas é que cada uma pode pender mais para o caos ou para a ordem. Nos mundos caóticos, predominam criaturas chamadas fae, seres sobrenaturais que convivem com os seres humanos e colaboram para aumentar o caos naquele lugar. Eles fazem isso mediante histórias: os fae são seres extremamente dramáticos que acreditam que sua missão de vida é estrelar uma aventura. Então criam situações e manipulam aqueles ao seu redor para colocar-se no lugar de herói ou vilão e originar assim verdadeiras obras de ficção na vida real.

Por outro lado, os mundos com elevados níveis de ordem são controlados por outros seres fantásticos: dragões. Diferentemente dos filhos de Daenerys, esses dragões tem a capacidade de adquirir uma forma humana e só deixam ver sua aparência natural quando estão muito irritados. Amantes da ordem, esses seres equilibram a balança e propagam a organização nos mundos onde têm mais influência. Nem preciso dizer que os fae e os dragões são inimigos mortais.

Talvez nesse instante você precise dar uma pausa e reler os parágrafos anteriores; eu sei, a história da Biblioteca Invisível pode ser meio confusa. Isso porque mescla conceitos muito atípicos em uma mesma história: magia e tecnologia, dragões e fae, realidades alternativas… Há muitos extremos nesse livro, mas sua beleza está em fazer coexistir tanta diferença com harmonia e sentido.

A história da Biblioteca Invisível é contada em uma série de livros protagonizados por Irene, uma bibliotecária fascinada por Sherlock Holmes que vai descobrindo os mistérios da Biblioteca e aprendendo sobre os mundos paralelos e principalmente sobre ela mesma e seu poder. Por enquanto há 4 livros publicados (estou indo para o quarto), e graças a cada um deles fui me apaixonando pelo universo fantástico dessa história e os pequenos detalhes que emocionam os fanáticos por livros.

Além das referências constantes a autores e obras famosas, as habilidades dos bibliotecários e sua paixão pela literatura fazem com que leitores seriais se identifiquem com a história e se sintam representados. Genevieve realmente entende a gente!

Você pode ler mais sinopses desse livro e entender mais da história aqui e aqui, e nesse vídeo também:

Quando já tiver lido a Biblioteca Invisível, não deixe de comentar e compartilhar sua opinião também :)

Obrigada por ler! Se gostou do texto, deixe seus aplausos ali do lado ❤

Você também pode me incentivar a continuar escrevendo me comprando um cafezinho:

Que tal se inscrever na minha newsletter e saber em primeira mão quando tem post novo? Deixe seu e-mail aqui :)

Outros livros que amei ler (e gostaria de ter escrito :P):

--

--

Regiane Folter
Histórias que queria ter contado

Escrevi "AmoreZ", "Mulheres que não eram somente vítimas", e outras histórias aqui 💜 Compre meus livros: https://www.regianefolter.com/livros