Sem gentileza

O romance da autora sul-africana Futhi Ntshingila não é só mais um livro

Editora Dublinense
Coleção Dublinense
2 min readJun 22, 2016

--

Este não é um livro qualquer.

Sem gentileza foi escrito por Futhi Ntshingila. Ela é sul-africana. Ela é Zulu.

Embora tão rica em particularidades — e aqui contada com as tintas únicas de uma cultura que não é a nossa, a partir de um imaginário tão diferente e de um jeito tão próprio –, histórias muito semelhantes a esta brotam por todos os cantos do mundo. São histórias de mulheres a quem não foi dada outra opção a não ser resistir e tentar, como der, preservar a própria integridade.

Mulheres que precisam ser fortes — apenas porque são mulheres.

A jornada que levou à publicação deste livro começou, na verdade, ao conhecermos a editora Modjaji Books, da Cidade do Cabo, e sua incrível publisher militante Colleen Higgs. A editora, batizada em homenagem à deusa da chuva, existe para dar espaço às mulheres sul-africanas, cujas vozes vibrantes permaneciam relegadas à margem e à sombra desde sempre.

Este projeto editorial foi mesmo inspirador para nós. E parecia evidente que era PRECISO trazer os livros que a Colleen editava para uma audiência ainda maior, para o Brasil, para vocês. Fomos lendo e analisando diversos títulos, e era claro que as histórias poderiam ser singulares, mas em conjunto elas refletiam uma questão que não está circunscrita a uma região ou cultura específica. E assim chegamos a este romance que acreditamos ser muito representativo.

Nossa edição brasileira em português de Sem gentileza é a primeira em uma língua estrangeira. A própria autora agora se dedica a traduzi-lo para o isiZulu.

É por isso que, pra gente, este não é um livro qualquer. Ele aponta para algo que queremos perseguir.

Que este livro encontre muitos leitores e leitoras no Brasil, e que isto permita que continuemos trazendo muitas outras histórias que ajudem a dar voz a quem não tem.

--

--

Editora Dublinense
Coleção Dublinense

A Editora Dublinense é um projeto editorial eternamente em construção. Organizada em três selos: Dublinense, Não Editora e Terceiro Selo.