Vergangenheitsbewältigung

Junimba Simões
Colecionando Berlim
2 min readMar 16, 2021

O processo de falar sobre o passado. De processar o passado ou uma “reconciliação com o passado”. Vergangenheitsbewältigung descreve a tentativa de analisar, compreender e aprender a viver com o passado.

"Está provado que só é possível filosofar em alemão", diria Caetano. Alemão tem palavra para tudo. Às vezes, de tão lógicas, parecem nome de banda hispter: Freikorpekulture, Freiluftkino ou Handschuh. Eu adoro Garderobe.

“Aqueles que esquecem o passado estão condenados a repeti-lo”.
George Santayana

Vergangenheitsbewältigung abrange preocupações históricas do comprometimento e cooptação de muitas das instituições culturais, religiosas e políticas alemãs pelo regime nazista. O termo define a responsabilidade concreta do Estado Alemão, a República Federal da Alemanha, que assumiu as obrigações legais do Reich e dos cidadãos alemães pelo que ocorreu “sob Hitler”.

Questionando as raízes da legitimidade em uma sociedade cuja invenção do Iluminismo desmoronou frente à ideologia nazista. Esse processo continua sendo feito até hoje. Nas escolas e em todos os monumentos, museus e marcos espalhados pelo país, especialmente em Berlim.

Historicamente, Vergangenheitsbewältigung é visto com frequência como o “passo seguinte”. Esse processo se deu do final da década de 50 e veio substituindo as instituições e estruturas de poder do 'Nacional-Socialismo' e o objetivo dos alemães passou a ser o de lidar com a culpa de sua história recente.

Há quase dois anos em Berlim, eu ainda não consigo falar de maneira tão fluída essa enorme e importante palavra, mas é possível ver a olhos vistos que o seu significado é forte e presente na nova Alemanha de hoje.

Ao olhar as notícias vindas do Brasil, lembro do Museu Nacional em chamas. Um genocida no poder. Nossa história de ódio e destruição aos pobres, aos pretos, aos 'sem valor'. Precisamos andar pra frente, mas nunca conseguiremos ser quem nunca fomos.

--

--