À mestre

Samuel Lemos
{DEi | CHÁ}
Published in
2 min readJun 22, 2016

Consternação. 1. ato ou efeito de consternar(-se). 2. grande tristeza; pesar profundo; contristação, dor, desolação.

Se “as palavras” fossem livres para se expressarem, e não apenas pela limitada capacidade humana de raciocínio, todas prestariam continência ao supracitado adjetivo. Por aquela que tão bem cuidou delas. Por aquela tanto as representou em suas melhores vestimentas.

Ainda hoje eu me tremeria em imaginar a senhora lendo um texto com mais de dez linhas de minha autoria. Ainda hoje peco nas regências, concordâncias, próclises, mesóclises, atrapalho-me na desculpa da dislexia e vez ou outra conjugo um verbo num futuro do pretérito inventado. Infelizmente minhas limitações intelectuais e minha preguiça juvenil não me permitiram absolver todas as informações técnicas que a senhora dedicou com tanto esmero a minha saudosa 1.01.

Ainda assim, hoje, mais de 10 anos depois, sempre que vejo um moleque inconsequente, falastrão e merecedor de umas boas palmadas, lembro-me de seu discurso maternal que me sugeria juízo, que de alguma maneira funcionou. De suas recomendações sobre minha postura ao sentar-me. De seus jargões sempre prontos sobre “ir ao banheiro e não no banheiro”, “ao encontro das pessoas e não nelas” e de usar “óculos e não óculo, pois não sou pirata”.

A senhora me ensinou tolerância para compreender que uma mesma mensagem pode ser passada de várias formas distintas. A senhora me ensinou zelo, no exercício de saber que mesmo ciente disto, preciso escolher a mais adequada a cada ambiente. A senhora me ensinou na dialética de seus debates que não adianta o quão verdadeira é uma mensagem, seu orador precisa conseguir apresentá-la da maneira mais clara possível, sob pena de torná-la irrelevante.

Deste último aprendizado, fico receoso de não conseguir fazê-lo a altura do reconhecimento que o mundo deveria ter para aquela profissional que exerceu seu magistério com tanta qualificação. Todavia, o fato é que o maior legado de Tia Lúcia advém de seu lado humano em sua maneira de extrair o melhor de cada um de seus pupilos. E para isto, nossa língua, em sua vastidão, não conhece adjetivos satisfatórios.

Apesar de “as palavras” sentirem a ausência de tão admirável mestre, elas agora choram principalmente por agora não terem mais a chance de ver os gestos que as acompanhavam quando proferidas por Lúcia Maria de Lima Nascimento.

Saudades professora.

Descanse em paz.

--

--

Samuel Lemos
{DEi | CHÁ}

Pai de Gabriel Curinga e nas horas vagas, ArCaNj0 Pescador de Ilusões.