Luiz Luz
{DEi | CHÁ}
Published in
2 min readAug 31, 2017

--

Demasiadamente humano

Não estava preparado
Quando me trouxeram à vida
E ninguém pediu minha opinião
- se é que eu teria algo a dizer
(até hoje não tenho nada a dizer) –
Mas não estava preparado;
Assim como não estava em diversas ocasiões.

Não estava preparado
Quando avistei minha mãe
Prostrada num sofá
Inerte e entregue à depressão.

Não estava preparado
Para vê um velho amigo
Enforcado e dependurado
Nos punhos daquela rede
Nas vésperas do meu aniversário.

Não estava preparado
Quando trocaram minha ficha
E por um erro, que não era meu,
Passei mais tempo do que deveria
Frequentando a Universidade.

Não estava preparado
Quando meu irmão ficou preso
Nas ferragens de um veículo
Depois de dois meses em coma induzido
Acordou sem lembrar-se da vida.

Não estava preparado
Quando percebi que a voz do meu pai
- já muito rara, desde sempre –
Seria calada por uma série de linfomas.

Talvez, quem sabe,
Seja essa coisa,
A que chamam por aí
Em seus inúteis best-sellers,
De ‘condição humana’

E, talvez, a vida seja isso.

Ela o aguardará numa esquina
Após a saída da aula
Ou quando espera o último ônibus
E ela te espancará
Até você gritar:

Chega!

Mas a vida é um moleque cruel
E ela continuará
E não se importará
Com o quanto de suor vertido em sangue
Escorre pelo seu corpo flagelado pela dor.

Não se importará
Com seus ossos quebrados
Por debaixo da carne esfacelada e morta.

Não se importará
Com seus dentes frouxos
Numa boca enchagada
pelos gritos tão violentamente abafados.

Não se importará
Com seus olhos
Esbugalhados e enroxados
Saindo de sua caixa craniana.

A vida não tem coração!
- Se o tem, não deve usá-lo
Para além das funções vitais –

E ao ver-te cair, ajoelhado e aturdido,
Ela chutará a boca do estômago
E você ofegante suplicará:

Pare!

Ela não parará.

E você — essa criatura vazia –
Apenas um rascunho malfazejo,
Distante de tudo que um dia foi,
Continuará (….) e seguirá por aí;
Preenchendo-se de vazios momentâneos;
Na tentativa de suplantar seu vazio eterno.

Talvez, quem sabe,
Seja essa coisa,
A que chamam por aí
Em seus inúteis best-sellers,
De ‘condição humana’

…como se houvesse, depois disso, condição para algo.

--

--

Luiz Luz
{DEi | CHÁ}

Poeta, Pirata e Dono da Lua. Instagram: @LuizLuzPirata