Clássicos que não são mais usados em quadra

Pedro Torisu
Coletivo Sneakers
Published in
4 min readAug 1, 2022

Não podemos negar que o basquete se tornou um dos esportes mais famosos, não só nos Estados Unidos, mas no mundo. Com isso, o desejo de utilizar os mesmos equipamentos do que os jogadores foi se tornando mais forte a cada dia.

Talvez o “equipamento” que mais tenha evoluído e ganhado notoriedade tenha sido os tênis, porém muitas das silhuetas mais amadas até hoje em dia, surgiram para o uso em quadra há décadas.

Algumas destas silhuetas já não são mais utilizadas nas quadras há anos, por conta de suas tecnologias, que não correspondem mais às necessidades dos atletas de alta performance, além do fato de as próprias marcas terem desenvolvido novos modelos com qualidade superior para o uso profissional.

Converse All Star:

Original do início dos anos de 1900, foi remodelado algumas vezes durante seu período como sneaker de performance e se tornou um clássico dentro das quadras em um época onde as opções eram mais escassas, mas principalmente fora delas com o passar das décadas.

Talvez seja um dos tênis mais famosos da história, contando também com uma versão de cano baixo, marcando forte presença no universo da música, adorado pelas bandas de rock da década de 60 e do skate.

Adidas Superstar

Foto: Adidas/Reprodução

O modelo surgiu em 1969 com inspiração em outro tênis de basquete, o Adidas Pro Model. Ganhou rápida notoriedade no uso dentro das quadras, pois foi o primeiro tênis de cano baixo, com cabedal totalmente em couro e o toe box em borracha rígida, apelidado de shell toe, por conta de seu formato de concha, trazendo mais segurança para a área dos dedos.

Já na década de 80, o modelo ganhou destaque no universo da música, quando começou a ser utilizado por grupos como o Run DMC, que os vestia sem cadarços e com a língua solta, chamando assim a atenção de diversas tribos além do basquete, e desde lá, é um dos tênis mais vendidos pela marca das três listras no mundo.

Puma Suede

Foto: Puma

Originário da década de 60, o Suede não é um tênis desenvolvido para a prática do basquete, mas ganhou fama nas quadras quando a Puma iniciou uma parceria com o jogador Walter “Clyde” Frazier, o qual utilizava uma cor nova do tênis em cada jogo. O acabamento em camurça do tênis, faz com que o tingimento seja muito mais fácil e com isso, ter tantas opções de cores não era um desafio tão grande.

Hoje o Suede é um dos tênis mais versáteis para o uso casual, o que faz com que seja o queridinho de muitos apreciadores de tênis.

Adidas Forum

Foto: Sneakernews

Criado em 1983, foi o primeiro tênis a custar mais de 99 Dólares nos Estados Unidos, ganhou notoriedade no ano seguinte ao lançamento e chegou a ser visto nos pés de Michael Jordan antes mesmo do período de Draft na NBA.

Hoje é uma silhueta muito explorada pela Adidas, após alguns anos sem muito barulho no mercado e conta com versões de cano médio e cano baixo, além de versões onde é possível remover a tira de velcro, que foi introduzida no passado com o intuito de aumentar a firmeza e proteção na área dos tornozelos.

Nike Air Jordan 1

Foto: Sneakertigger

Talvez um dos tênis mais fomentados dos últimos anos, mas que surgiu em 1985 com o intuito de calçar os pés do jogador do qual herda o nome: Michael Jordan. Foi um tênis que mudou o mercado da época e segue fazendo até hoje, mesmo já não sendo utilizado nas quadras há muitos anos.

Foi o responsável por iniciar uma das maiores parcerias da história, envolvendo a marca do Swoosh e um dos principais jogadores da da história da NBA, gerando uma nova marca agregada a Nike, a Jordan Brand. Hoje o modelo conta com centenas de cores e colaborações, o que faz com que ainda seja um sonho de consumo para muitos amantes dos tênis.

Nike Dunk

Foto: Sneakernews

Assim como seu irmão, Air Jordan 1, o Dunk surgiu em 1985, com o intuito de caçar os pés dos jogadores da época, seguindo as cores de diversas universidades dos Estados Unidos, possibilitando assim que as cores do uniforme combinassem com as cores dos tênis.

Conta com versões de cano alto e baixo e foi sofrendo algumas mutações com o passar dos anos, sendo inclusive levado a cultura do skate por diversos profissionais que se sentiam confortáveis para realizar manobras com os tênis nos pés.

Hoje o Dunk é um dos tênis mais famosos e mais vendidos pela Nike mundo afora, contando com inúmeras possibilidades de cores e colaborações em seus catálogos, além de uma divisão apenas para a prática do skate, os Dunk SB.

--

--