COLETIVO ENTREVISTA #02
Entrevista exclusiva com Tobias Platzer, fotógrafo e colecionador de Adidas
Entrevistado por André Tamura @tenistamura
No mundo dos tênis temos muitos Sneakerheads. Nenhum deles pode ser comparado ao fótografo e colecionador Tobias Platzer, um alemão de 29 anos que viu a sua paixão por Adidas ficar marcada na pele. Confira!
André Tamura: Quando e como começou sua paixão por tênis e qual o tamanho da sua coleção hoje?
Tobias Platzer: Tudo começou no final de 2016, início de 2017. Comprei meu primeiro tênis, um UltraBOOST 2.0 Multicolor, e me apaixonei muito por essa silhueta. Depois disso, peguei mais e mais tênis e quis tirar mais fotos deles. Como eu adorava fotografia, combinei as duas paixões e comecei minha conta no Instagram @hypetobs. Agora, tenho cerca de 300 pares em casa e a coleção continua crescendo!
AT: Por que Adidas, de onde vem essa paixão pela marca? Você pode comentar sobre sua tatuagem?
TOBS: Acho que essa é uma parte que já começou na minha infância. Como a adidas é uma empresa alemã e sempre patrocinou a seleção alemã de futebol, fui apresentado muito cedo à marca com as três listras. A adidas também não fica tão longe da minha cidade natal (apenas cerca de 2 horas de carro). É por isso que sempre tive uma conexão melhor com essa marca do que com outras marcas. Em 2019/2020 Decidi me concentrar completamente na adidas, então quis fazer um corte e fiz uma nova tatuagem: Três logotipos da adidas no meu braço direito — Originals, Performance, Consortium. Ninguém me pagou por isso, foi uma decisão minha e eu ainda amo! O tempo adidas que tenho agora fará parte da minha vida e isso também deve ser visível no meu corpo. /// para a vida!
AT: Quais são os pares intocáveis da sua coleção?
TOBS: Definitivamente alguns pares de F&F que a maioria das pessoas nunca viu na vida real: Parley 1/50 F&F, HU NMD Shock Pink F&F, HU NMD Respire F&F, HU NMD BBC Cotton Candy, Futurecraft 3D, Futurecraft 4D Sample e muitas amostras que são diferentes e ninguém viu ainda, nem mesmo meus seguidores do Instagram! ;)
AT: Você tem alguma história que você viveu com um tênis e marcou sua vida?
TOBS: Acho que as melhores histórias são sobre as pessoas que conheci desde que comecei a conta. Fui apresentado a muitas pessoas diferentes que trabalham na adidas, colecionam sapatos como eu, são fotógrafos ou simplesmente amo estar no jogo de tênis. E alguns deles também ficaram amigos muito próximos e eu nunca quero perder essas pessoas! É claro que os eventos também são uma grande parte do motivo pelo qual eu amo essa comunidade!
AT: Como você vê a “Cultura Sneakerhead” pelo mundo e o movimento de revendedores que tratam tênis como ações?
TOBS: Eu acho que sempre haverá pessoas que só tentam conseguir algo para ganhar dinheiro com isso. Quando houver hype, haverá revendedores também. Eu não acho que seja tão ruim mais, já que todos nós sabemos disso há anos. É claro que a cultura e a comunidade mudaram nos últimos anos e colecionadores como eu não estão tão felizes em pagar ainda mais por um par porque havia revendedores que conseguiram mais de um par, mas bem — é isso.
AT: Quer comentar algo sobre tênis ou mandar uma mensagem para seus seguidores no Brasil?
TOBS: Claro! Sempre recebo mensagens como: “Tobi, quero ter uma coleção como a sua!” “Como você coletou todos esses tênis?”; “Onde você consegue amostras exlusivas (samples)?”; “Como você consegue pares limitados?”, e eu acho que é sempre sobre a paixão. Quando eu comecei esta conta, eu era como você. Eu não tinha muitos pares ou pelo menos não tão limitados. Comecei com um único UltraBOOST. Eu me conectei com as pessoas, mandei mensagens para elas, fui amigável e gentil. Eu sempre trato as pessoas como eu adoraria ser tratado também. E acho que esta é a chave para o sucesso. Tenha a mente aberta, focada e sempre prospere para ser melhor. :)