COLETIVO ENTREVISTA #03

André Tamura
Coletivo Sneakers
Published in
3 min readMar 20, 2023

Entrevista exclusiva com Aurelien Longo, diretor de design da adidas Y-3

Cada tênis concebido e produzido, tem a sua equipe de projeto. E cada projeto tem a sua direção de design, esse é o trabalho do nosso entrevistado de hoje, Aurélien Longo, um frânces de 35 anos que realiza o sonho de trabalhar em projetos incríveis, especialmente dentro da adidas Y-3, a colaboração icônica da gigante alemã com o estilista japonês Yohji Yamamoto.

Conheça um pouco mais do mestre por trás de grandes projetos. Uma conversa muito agradável e gentil.

André Tamura: Você poderia se apresentar para o público brasileiro?

Aurelien Longo: Olá público brasileiro! Meu nome é Aurélien Longo e sou da França. Nos últimos 12 anos, tenho trabalhado na adidas na Alemanha como diretor de design da adidas Y-3, que é uma marca que temos em colaboração com o estilista japonês Yohji Yamamoto.

Foto: Aurelien Longo

AT: Como você começou a trabalhar como “designer de tênis”? Você já sonhou com isso?

A. Longo: Meu sonho sempre foi ser designer de calçados, e tudo começou em 1998 durante a Copa do Mundo de futebol. Aos 10 anos, descobri marcas como adidas e Nike e disse a mim mesmo que um dia trabalharia para uma dessas marcas. Com minhas habilidades para desenhar, decidi começar a desenhar calçados.

AT: Você poderia nos fornecer uma lista de projetos de tênis nos quais você trabalhou, bem como os tênis que chegaram ao mercado?

A. Longo: Trabalhei em vários projetos dentro da marca adidas, principalmente colaborações, com Yohji Yamamoto, Kanye West, Pharrell Williams e Daniel Arsham. A lista de sapatos que desenhei é extensa, mas você pode encontrar mais detalhes no meu LinkedIn ou na minha página do Behance.

Imagem: Behance Aurélien Longo

AT: Quais são os seus 3 melhores tênis de todos os tempos?

A. Longo: Como designer, gosto muito de produtos que homenageiam a história de uma marca e, ao mesmo tempo, desafiam os limites e a inovação em direção ao futuro. É por isso que adoro projetar para Y-3, que é a mistura perfeita de história, artesanato tradicional e inovação. No entanto, como pessoa, meus tênis favoritos são simples, como o adidas Superstar, Stan Smith e Nizzas, que são os tênis que uso o tempo todo.

AT: Alguma opinião sobre a comunidade “Sneakerhead” hoje em dia?

A. Longo: A comunidade “Sneakerhead” cresceu significativamente na última década. Quando comecei, há 20 anos, era mais “manejável” entender o sentido disso tudo. Com tantos lançamentos acontecendo todos os dias, pode ser difícil entender o real propósito das coisas. No entanto, existem alguns tênis incríveis que dropam todos os dias, e todas as marcas estão fazendo grandes lançamentos.

AT: Gostaria de deixar uma mensagem final para as pessoas aqui no Brasil?

A. Longo: Saudações a todos no Brasil!

Obrigado a todos por seu apoio à adidas e Y-3, e por seu envolvimento neste mundo dos tênis. Como mencionei anteriormente, meu encontro inicial com a cultura sneaker e esportiva data de 1998, especificamente durante a Copa do Mundo e a memorável final entre Brasil e França. Este importante evento desempenhou um papel essencial na formação do meu amor e paixão por roupas esportivas, e o Brasil continua sendo uma parte vital desde então. Não posso negar 🙂
Tudo o que fazemos vem da Paixão. A paixão é fundamental.

--

--