Consumismo: Como não gastar de maneira desenfreada?

Pedro Torisu
Coletivo Sneakers
Published in
2 min readOct 11, 2022

Quando o interesse pelos tênis surge, é muito comum começarmos a caçar diversos tipos de conteúdos, termos muitas perguntas e dúvidas sobre os modelos e as marcas. Com isso, tudo o que nos é oferecido passa a parecer muito interessante e tentador.

Posts sobre modelos clássicos do basquete, retro runners, tênis de skate, performance, linhas profissionais ou assinados por artistas famosos… Tudo isso surge em nossas redes e são lançados todos os dias em várias lojas mundo afora.

Depois de sermos bombardeados com tantas opções tentadoras, fica muito difícil escolher o que comprar e onde investir nosso suado dinheirinho; Ainda mais sabendo que a cada dia que passa, os tênis ficam mais caros, por conta de diversas variáveis que envolvem nossa economia. Além disso, o valor de diversos modelos cobiçados e muito limitados pode se tornar astronômico segundos após o lançamento.

A principal dica que o Coletivo pode dar é: Compre o que gosta de verdade e o que cabe no seu bolso!

Isso pode soar totalmente clichê, mas o que queremos dizer é que você deve comprar o que mais combina com o momento em que você está vivendo e com os gostos que você traz da sua vida. Muitas vezes a bolha em que estamos inseridos nos induz a comprar de maneira automática, sem considerarmos se aquilo realmente nos agrada ou agrada apenas aos outros. Ter uma coleção diversificada é legal, porém é muito melhor ter modelos que condizem com seu estilo de vida, mesmo que isso seja totalmente oposto ao que está em alta nas redes sociais!

Além disso, é muito importante checar o valor dos tênis antes de gastar de maneira desenfreada. Basicamente avaliar se faz sentido fazer uma dívida para comprar um produto, que pode nem ser exatamente o que quer de verdade. Se você tem um modelo que deseja muito, dedique seus esforços nele, para que possa se sentir realizado. Agora, se você já tem uma coleção com muitos pares, vale investir no que faz mais sentido. Seja uma silhueta específica, pela qual é apaixonado, ou modelos novos e que te agradam, mas ainda não teve oportunidade de comprar.

Por fim, deixamos como dica os seguintes pontos: 1 — procure comprar os tênis nos lançamentos, por mais concorridos que sejam, pois o preço de retail costuma ser bem inferior ao que os preços pelos quais são revendidos. 2 — Garimpe muito as plataformas que oferecem usados, pois muitas vezes é possível encontrar modelos limitados ou de coleções passadas a bons preços. Só avalie bem o estado de conservação deles. 3 — Faça wishlists com o que realmente faz sentido adquirir, para evitar que o consumismo bata e te faça gastar em algo que não era prioridade.

--

--