Você conhece a Warrior Shanghai?

João Pedro Lucena
Coletivo Sneakers
Published in
4 min readOct 31, 2022

Nesse segundo episódio da nossa série “Você conhece?” vamos falar de uma marca quase centenária, a 回力 (Huílì), ou no nosso alfabeto, a Warrior Shanghai. Uma curiosidade sobre o nome dessa marca é que em chinês o nome ele significa “o poder de superar as dificuldades” e ao pensarem em um nome em inglês, decidiram colocar Warrior (guerreiro, em português) por ilustrar a essência do nome em chinês.

A marca foi criada em 1932 por Yuan Shusen, Xue Mingsan e Yang Shaozhen, mas antes de sua criação já haviam tênis sendo produzidos. Em 1927 o primeiro tênis foi criado, confeccionado em uma fábrica de borrachas em Xangai a partir de subprodutos da produção principal. Em 1932, com 5 anos de produção enfim a Warrior foi devidamente registrada com os dois nomes e iniciou a jornada que vamos contar no texto de hoje.

A começar pelo logo, que é utilizado até hoje, ele contém um guerreiro da Grécia antiga com um arco e uma flecha (Figura 1), ilustrando nome em inglês dado a marca e fazendo alusão a perseverança e a capacidade de superar as dificuldades do povo chinês, também presente no nome em chinês da marca.

Figura 1: Logo da Warrior.

A produção e venda de tênis relativamente acessíveis para a população foi um fator extremamente importante para a fama da marca ao redor do país nas décadas de 30 e 40. Encontramos até uma propaganda da marca de outubro de 1934 que você pode conferir na figura 2! Aproveitando a oportunidade do lançamento de um novo modelo em 1948 ter ocorrido justamente junto aos jogos nacionais em Xangai, a marca distribuiu diversos panfletos para o público e estava presente nos outdoors aumentando sua popularidade e dando um grande passo ao mundo dos esportes.

Figura 2: Propaganda da marca de 7 de outubro de 1934, Xangai.

No mesmo período, a Warrior patrocinou um time de basquete nacional o que fez com que sua popularidade alavancasse muito ao redor de todo o país, lembrando que naquela época não havia Instagram, Internet e as televisões ainda eram raríssimas ou inexistentes na maioria dos lugares. O patrocínio fez com que o nome da Warrior se espalhasse por todos os cantos da China e em 1956 ela lançou o modelo 565 desenvolvido especialmente para o time nacional de basquete usar nas quadras dos jogos olímpicos de 1956 na Austrália. Infelizmente não conseguimos imagens do modelo da época, mas trouxemos o mesmo modelo com uma roupagem mais atual para você ter noção de como era o calçado.

Figura 3: Warrior 565.

Outro modelo lançado nos anos seguintes foi o Ace, desenhado em 1982 e projetado para os jogadores chineses de tênis.Com o crescimento da marca, anos depois em 1979 nasceu um de seus clássicos, inalterado até hoje, o WB-01. O modelo brilhou nos pés do time feminino de vôlei da China que ganhou as Olimpíadas de 1984 em Los Angeles e foi também usado por ninguém mais, ninguém menos que Yao Ming, estrela da NBA. Hoje em dia o modelo é vendido em diversas cores por menos de 100 dólares. Uma curiosidade é que a marca precisou desenhar e produzir um tênis para a jogadora de basquete Zheng Haixia que media mais de 2 metros de altura e calçava tamanho 52 EU, equivalente ao 17 US ou tamanho 50 aqui no Brasil!

Figura 4: Warior Ace.
Figura 5: Warrior WB-01.

Durante as décadas de 70 e 80 os produtos da marca foram itens de desejo dos jovens na China. As vendas anuais da marca giravam em torno de 800 milhões de yuans (valores da época) mas infelizmente esse crescimento teve um fim. Com o crescimento de outras marcas chinesas e a abertura do mercado para marcas como Nike, Adidas e Puma, a marca fechou uma fábrica por ano a partir de 1994 e entrou em falência em 2000. No entanto, um outro grupo (Shanghai Huayi Group) comprou a empresa e possibilitou o seguimento da produção da marca. Após o descobrimento da marca por um empresário frânces que levou os tênis para a Europa, os anos seguintes da marca foram de sucesso com famosos sendo fotografados usando seus tênis nas ruas e em revistas. O fruto desse sucesso foram os mais de 60 milhões de pares vendidos em 2015.

E para finalizar mais um “Você conhece?”, trouxemos duas colaborações que a marca fez nos anos mais recentes que valem a pena conferir!

Warrior x Obey (2018)

Figura 6: Warrior WB-01 x Obey.

Warrior x Wikset

Figura 7: Warrior Dime x Wikset.

--

--