Fazendo o bem

Gabriela Ornellas
Coletivo Trama
Published in
4 min readApr 26, 2017

Conheço muita gente que está no mesmo dilema: Quer ajudar o mundo, mas não sabe como. Não sabe onde, nem quem. Também não pesquisa muito sobre, é verdade. Mas estamos aqui pra dar aquele empurrãozinho! Então, cá estou eu, criando uma lista de projetos e lugares que cresceriam contando com o seu apoio. Financeiro, presencial, doação… Seja como for.
O importante é ajudar.

TETO
“O TETO trabalha pela defesa dos direitos de pessoas que vivem em favelas precárias, diminuindo sua vulnerabilidade por meio do engajamento comunitário e mobilização de jovens voluntários e voluntárias.
Com a implementação de um modelo de intervenção focado no trabalho lado a lado com moradores de comunidades, o TETO busca construir moradias ais dignas, promover a educação de crianças por meio de oficinas de leitura, e envolver toda comunidade em projetos de melhoria para seus bairros.”

Projeto RUAS
“O Projeto RUAS (Ronda Urbana de Amigos Solidários) é um projeto sem fins lucrativos que ajuda a promover o bem-estar e cidadania da população em situação de rua junto com os seus voluntários. O principal objetivo do projeto é oferecer informações e estímulos para facilitar as escolhas dessa população e melhorar sua qualidade de vida.”
Eles fazem rondas em bairros (abertos para a sua participação!), e também existe a possibilidade de ajudar financeiramente.

Cáritas
“A Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro atua na busca pela proteção e promoção social dos direitos de refugiados(as) e solicitantes de refúgio.”
Eles estão sempre abertos para doações, sejam financeiras ou de recursos, como alimentos ou fraldas. Além disso, eles postam com alguma frequência uma necessidade específica de um refugiado, então vale a pena ficar de olho na página deles.

Refettorio Gastromotiva
Refettorio Gastromotiva é um restaurante escola criado pelo chef Massimo Bottura (Food for Soul), chef David Hertz (Gastromotiva) e Ale Forbes para gerar reflexão sobre o desperdício de alimentos, a má alimentação e a exclusão social.”
Você pode se inscrever para ser voluntário e, durante uma noite, servir a janta para moradores em situação de rua. Eu já participei desse projeto e recomendo fortemente!

Abraço Cultural
O Abraço procura potencializar oportunidades de geração de renda e empreendedorismo a refugiados por meio de um método inovador de ensino de idiomas e troca de experiências culturais, com as comunidades locais valorizando nossas diferenças.
Ele está sempre aberto para voluntários que possam estar presente nos dias de aula, para receber os alunos e cuidar do espaço.

Focinhos de Luz
O projeto Focinhos de Luz, lar de muitos animais que esperam ser adotados, conta com vários tipos de apoio: Você pode apadrinhas um animalzinho, oferecer sua casa para um lar temporário, e ser voluntário do espaço! Ainda dentro de voluntários, é possível oferecer seu carro para transportar os bichinhos, ser voluntária no dia a dia do espaço, divulgar o trabalho, etc.

Atados
O Atados é uma plataforma que agrega muitas ONGs e trabalhos voluntários, tanto pontuais quanto recorrentes. Vale muito a pena dar uma olhada no site!
“O objetivo é sensibilizar cidadãos cariocas e despertar o engajamento social em ações voluntárias.”

Esses são alguns exemplos de voluntariado. Mas existem muitas outras formas de fazer diferente! Olha essas outras opções:

  1. Comprar roupa. Eu não gosto de ir ao shopping. Acho um ambiente terrível, zero convidativo. E cada vez fica mais claro que todas as grandes marcas de roupa estão relacionadas com trabalho escravo. É difícil quebrar essa corrente, não é? Mas nem tudo está perdido. Existe muito projeto de moda que vale muito a pena ficar ligado.
    Mig Jeans | Tulli.me |Projeto Gaveta | Re-Roupa | Caíques
  2. Mobilidade! Tá com uma bicicleta velha em casa? Doa pro Piratas de Bici!
    “Uma parte das bicicletas são destinadas a projetos sociais que nós apoiamos, como o Pedala Queimados. E algumas são reformadas e vendidas por um valor bem acessível, gerando receita para custear nossas atividades gratuitas.”
  3. Tá com um dinheirinho sobrando por mês? Que tal apoiar algumas causas? A Benfeitoria está sempre com campanhas sociais maravilhosas. Te garanto que será um dinheiro muito bem gasto.
  4. Doe sangue!
    Isso é universal: Doar sangue pode salvar vidas. Pode ser feito em muitos lugares! Que tal doar essa semana? ;)

Essa é a humilde lista que tenho a oferecer. Mas a quantidade de opção é imensa. Existe muito projeto por aí! É só procurar. O que tem de gente incrível fazendo coisa incrível, não cabe no gibi.

Então é isso! Curtiu? Compartilha aí pros amigos! Microrevoluções é o nosso futuro!

--

--