
CARÊNCIA ECLESIÁSTICA
do grego αποφθεγμα, ‘preceito’; derivado do verbo apophthéggomai: ‘declarar alto, enunciar uma sentença. Uma sentença breve, de caráter aforístico. Tem como objetivo enunciar um conteúdo de natureza moral de maneira extremamente sintética e eficaz.
Os pais do deserto, santos homens que preferiram se juntar a najas e coiotes do que se envolver com uma igreja corrompida pela presença do estado, com Constantino, entre os sec. IV e V, faziam com que seus ensinamentos fossem passados para seus discípulos atraves desses apotegmas, frases curtas que tinham como objetivo, reunir de maneira objetiva a vivencia e as experiencias destes homens.
Em pequenas frases, grandes homens, dedicados apenas a Deus e negando que houvesse necessidade de qualquer tipo de domínio do estado sobre as coisas de Deus, deixaram tesouros incalculáveis em sabedoria, humildade e devoção, que a tantos seculos ecoam entre as novas gerações de homens de Deus, com o objetivo de impulsionarem para a frente esses valores
Contudo, a igreja contemporânea tem sido negligente, e a disputa por poder que vemos na tv em especial nas campanhas politicas, mostrando homens e mulheres ligadas ao clero, despejando frases de impacto que não tem nenhuma aplicabilidade na vida real, visto que não são fruto de experiencias vivas e de uma vida de caminhada cristã conflitam diretamente com as longas e longas epístolas teológicas de muitos pastores, que de dentro de seus gabinetes e isolados do mundo, acabam, com medo do mundo real, criando um mundo só deles, onde suas teologias se encaixam sem nenhum problema e lutando contra qualquer tipo de mudança…
os apotegmas da nossa geração ou são frases sem sentido ou são grandes volumes que não apresentam a realidade… somos uma igreja sedenta por sabedoria bíblica e viva que saia da através da boca e pelo coração de homens realmente de Deus, que rompam com o sistema do mundo, sem se apartar da realidade da vida…
Somos carentes de homens de Deus…