Gentileza para um mundo melhor

Anna Paula Telles Vieland
Coletivo Yama
Published in
4 min readNov 13, 2020
imagem: reprodução

Você já deve ter ouvido dizer que um ato de gentileza pode mudar o dia de alguém. Pois bem, então por que será que ser gentil é algo surpreendente e muitas vezes nos causa estranhamento em vez de celebração?

Gentileza não está relacionada com submissão, sacrifício ou sofrimento, e sim com seguir com confiança de que quando agimos de maneira gentil estamos colocando as necessidades das outras pessoas no mesmo nível que as nossas, por isso, está relacionada à empatia.

Ser gentil oferece benefícios terapêuticos e melhora o bem-estar emocional de quem recebe e de quem pratica; presenciar ações gentis cria uma atmosfera positiva, há uma espécie de contágio saudável nos ambientes. Quando agradecemos alguém, ajudamos, oferecemos um sorriso, ou tratamos um ser com amabilidade e respeito, emitimos energia positiva, e essa energia se imprime no outro, que por sua vez passa adiante e assim vai se propagando, com efeito multiplicador, até que volte para nós, mesmo que nada disso aconteça de forma imediata, ou seja, podemos perceber apenas uma sensação de bem-estar e nenhum impacto visível, mas de alguma forma a gentileza tem efeito dominó.

E por que não ser gentil com uma pessoa com a qual não temos afinidade, não gostamos ou conhecemos? Mesmo que essa pessoa não nos importe, ela pode ser importante para muitas outras pessoas, e até vir a ser importante pra gente em algum momento. Cometemos o erro de distinguir quem pode de quem não pode fazer algo por nós, quem tem poder de quem não tem poder, mas nunca sabemos o dia de amanhã e qual o papel que essa pessoa poderá tomar em nossas vidas.

Não estamos dizendo que ser gentil é sair por aí correndo pra agradar o mundo, sorrindo e fazendo favores o tempo todo na expectativa de uma recompensa, mas que é preciso valorizar o poder da gentileza, em nós e nos outros, assim como valorizamos a inteligência, a beleza, as habilidades.

imagem: Unsplash @unitednations

Benefícios de adotar um postura gentil:

Redução da pressão arterial
A prática da gentileza, aumenta a produção de ocitocina, hormônio que regula as emoções e o humor, favorecendo a diminuição do estresse e contribuindo para a redução da pressão arterial, segundo estudo da Universidade de Miami (EUA).

Diminuição de ansiedade
De acordo com estudo da Universidade da Colúmbia Britânica, a prática diária de atos de bondade reduziu a ansiedade social de pacientes em tratamento.

Alívio de dores físicas
Agir de forma altruísta pode aliviar até mesmo a dor nas pessoas, segundo estudo publicado na revista científica da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

Aumento da expectativa de vida
Segundo pesquisas do instituto Bedari Kindness, a gentileza é capaz de prolongar a vida. Pessoas que se dispõem a ajudar outras, possuem uma taxa de morte 60% inferior à de outras menos prestativas, segundo estudo da Universidade de Michigan.

Pessoas gentis ganham mais dinheiro
Para Daniel Goleman, há uma correlação direta entre a melhora no ambiente profissional em termos de alegria e afabilidade das equipes e o aumento da receita das empresas.

Pessoas gentis têm mais sorte no amor
O divórcio entre pessoas gentis corresponde à metade do índice registrado na população em geral, segundo pesquisas da Universidade de Toronto.

Favorece a felicidade
Atos de gentileza aumentam o sentimento de contribuição com a vida de outras pessoas e da sociedade, diz o estudo inglês publicado no Journal of Social Psychology. Além disso, uma vez que gentileza gera gentileza, quem a pratica também se beneficia em algum momento.

imagem: reprodução

Ser gentil não é a única maneira de agir, mas pode nos fazer sentir melhor e prosperar em várias áreas da vida e nos ajudar a reconhecer que todos somos pessoas valiosas e que podemos contribuir com um mundo melhor.

Há uma frase de Raquel Jaramillo Palacio, autora do best-seller Wonder, que carrego em minha vida:

Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.

O mundo já é tão complexo e o cotidiano tão desafiador, que às vezes não vale à pena investir energia em conflitos desnecessários tentando provar que temos a verdade ao nosso lado. Investir essa energia praticando a gentileza, abre portas, transforma conflitos, facilita negociações, melhora o humor, contribui para relações, proporciona uma sensação natural de bem-estar e felicidade, com impactos até mesmo em nossa saúde física e mental.

Que tal construir um mundo melhor com pequenas atitudes?

--

--

Anna Paula Telles Vieland
Coletivo Yama

Encorajando conexões mais gentis e fomentando a gestão humanizada para a criação de produtos com empatia e propósito.