Janela de espera

Andressa Luz
Coletivo Yama

--

As conversas do dia a dia se dão em pequenas janelas. Portáteis, hoje são dados móveis. Tudo é tão ágil e, assim, é bem mais fácil responder e manter o diálogo. Será?

A instantaneidade cobra como preço a dificuldade de interpretação. Escrevemos e lemos tão rapidamente que se torna mais difícil analisar a comunicação de forma mais profunda.

E os áudios, então?! Minutos de divagações sem estruturas pré definidas. É cômodo desabafar, jogar frases e palavras que muitas vezes não são pensadas. Responder um e-mail é diferente de responder um áudio, reler é diferente de ouvir de novo. Quanta coisa passa despercebida ou mal entendida?

E, se arrepender, é só apagar. Mas o fato é que visualizar a frase “essa mensagem foi apagada” já é uma mensagem e tanto. Gera curiosidade, desconfiança e outros sentimentos não tão bons.

Já enviei textão. Já travei discussões intermináveis na mesma janela. O que ganhei? Nada. Nada se resolve ali. É preciso olho no olho, ler reações corporais. É preciso mais!

Tenho tentado me calar mais. Olhar pra dentro. Refletir. Será que é isso o que eu quero dizer? Será esse o momento? Será que entendi direito? Na dúvida, é melhor perguntar. As diferentes possibilidades de entonação e até mesmo a pontuação podem gerar dúvidas e ruídos.

Janela de espera é o meu novo contato no WhatsApp (antes chamado de Meu bloquinho). Criei um grupo com alguns amigos, tirei os amigos e ficou só eu. Uma conversa comigo mesma?

Uma tentativa de me entender melhor, talvez. Mas por enquanto sua função, além de ser um repositório cômodo de links e arquivos, é facilitar a espera.

Em vez de sair respondendo o que vem na cabeça, escrevo ali. Leio e releio. Mudo algumas palavras. Será que estou sendo clara?

O fato é que a tecnologia transformou a comunicação e ela não é uma privilegiada, todos nossos hábitos já foram ou estão sendo transformados. Ela traz aproximação mas também pode criar um distanciamento ainda maior.

Meu convite hoje é pra que você também reflita e crie (ou compartilhe) seus mecanismos pra esperar. Esperar e refletir. Esperar pra procurar a melhor forma de falar. Tentar se expressar de uma forma mais clara, garantindo entendimento sem perder a autenticidade, a essência.

E você? Como faz pra lidar com o imediatismo perigoso dos aplicativos de mensagem?

--

--

Andressa Luz
Coletivo Yama

Jornalista e ux writer, acredito na comunicação, principalmente na linguagem escrita, como forma de liberdade e conexão comigo, com as outras pessoas e o mundo.