5 Dicas para você realizar seus sonhos

Marco Bruno
CollabCode
Published in
7 min readJun 5, 2019
Família Jardim Bruno

Estou vivendo meu maior sonho aos 31 anos de idade, hoje eu moro em Portugal a pouco mais de 25 dias com o pequeno (Henri), pequena (Luna) e a Preta (Jovis Jardim), essa família que é o meu maior sonho realizado. O sentimento de chegar a viver um sonho é algo muito bom e feliz e quero muito que você sinta isso, por isso vou compartilhar com você algumas dicas que me ajudaram a realizar meus passos, metas, objetivos e sonhos. Se você está se perguntando o que são essas quatros palavras, são exatamentas essas dicas que eu tenho para te contar para você conseguir realizar seus sonhos, mais a quinta dica que vou deixar no final. 😆

Tenha consciência de seus passos, metas, objetivos e sonhos

Essas 5 dicas não são uma fórmula mágica, mas eu gostaria muito de ter esses conhecimentos com 16 anos, isso sem dúvidas teria me ajudado a chegar mais rápido em meus sonhos.

Dos meus 16 anos de idade até hoje eu já perdi a conta de quantas vezes eu paguei uma academia por 6 meses e fui apenas a primeira semana e no melhor dos casos o primeiro mês. Você tem algo similar na sua vida que você realiza o mesmo comportamento? Algo que de forma consciente planejou executar mas falhou nas primeiras semanas ou após alguns meses? Relaxa que estamos juntos, mas nos últimos 2 anos eu venho tendo mais sucesso em realizar meus sonhos e para isso acontecer eu precisei entender de verdade a diferença entre passos, metas, objetivos e sonhos.

Para te explicar cada uma dessas dicas, vamos nos colocar em um mesmo contexto. Imagine que você queira ser uma pessoa Dev Front End e esse é o seu sonho (já explico melhor o que é um sonho) e quero que você também imagine que você não tem conhecimento nenhum de programação, está começando do zero, só gosta de internet e jogar um jogos no celular. Já sabemos qual é o nosso sonho, mas não temos conciência do que são os sonhos.

Dica 1 - O que são os sonhos?

Nossos sonhos são coisas que demoram de três meses ou mais para serem realizados, também é algo abstrato e vago, não sendo possível medir se está chegando em um sonho ou não. Mas sem dúvida é algo muito importante, ele é o pin no mapa do Waze (pode ser no Google Maps também), ele é o seu norte e quando você chegar terá clareza que está no lugar certo e sentirá uma das melhores emoções que nós humanos podemos sentir, chamamos o tempo todo isso de sucesso.

Agora que entendemos o que é um sonho, podemos seguir o caminho no Waze para chegamos no pin de Dev Front End. Como? Se pesquisarmos no Google vamos achar muitos e muitos conteúdos falando o que é necessário de conhecimento para chegarmos em nosso sonho, mas poucos mostrando como construir esse caminho no Waze. Para construirmos nosso caminho precisamos entender a segunda dica: objetivos.

Ah! Dado o meu conhecimento como educador na área de tecnologia que é de 5 anos e meio de estrada, sendo 4 anos e meio na Caelum como educador presencial e hoje um ano ensinando na CollabCode em cursos, lives e posts, tudo de forma online, se sairmos do zero, após 6 meses conseguimos chegar no nosso sonho de virar um Desenvolvedor Front End de forma feliz :-)

Dica 2 - O que são os objetivos?

Os objetivos levam de 1 a 3 meses eles formam o desenho do nosso mapa, é por onde precisamos passar para chegar em nosso sonho, infelizmente ele ainda é abstrato mas com ele já conseguimos medir se estamos um pouco mais próximos de nosso sonho e se precisamos mudar o caminho durante o processo.

Os objetivos do sonho de ser uma pessoa Dev Front End são aprender:

  • Preparar o ambiente;
  • HTML;
  • CSS;
  • Lógica de programação com JavaScript;
  • Manipulação do DOM com JavaScript;
  • Testes com JavaScript;
  • Básico da Arquitetura HTTP;
  • Git & GitHub;
  • Comandos básicos de linux;
  • Webpack;
  • React ou qualquer outro framework famoso.

Não precisa ser na ordem que está acima (recomendo seguir a ordem só até o quarto item), mas com todo esse conhecimento você conseguirá se posicionar bem no mercado de trabalho, como uma vaga nível pleno, então durante o processo você pode começar a se candidatar para vagas juniors.

Como podemos ver, realmente é algo abstrato, mas conseguimos medir se estamos mais perto de um objetivo e cada vez que conquistamos um objetivo chegamos mais perto de nosso sonho de ser uma Dev Front End.

Agora como podemos medir se estamos perto de realizar nosso objetivos? Para isso precisamos entender e desenhar nossa metas.

Dica 3 - O que são metas?

Agora você quebrará os seus objetivos em metas, em tarefas que levarão de 1 a 4 semanas, por esse motivo as metas são fáceis de você medir a curto prazo e com isso conseguirá verificar se o caminho está feliz ou se você terá que alterar algo. Tome cuidado no momento que você for realizar uma mudança em suas metas, pode ser que você esteja criando um atalho no qual terá muito mais pedras e buracos que poderá destruir muito o seu meio de transporte tornando o caminho mais longo ou causando a sua desistência.

Show! Agora que temos uma ideia do que são as metas, vamos aplicá-la, quebrando o objetivo HTML. Para isso precisamos entender o que precisamos estudar para entender bem o funcionamento do HTML, no meu ponto de vista você precisa entender os pontos a seguir:

  • O que é uma tag?
  • O que são atributos?
  • Por que tem tags que tem tags de fechamentos e outras não?
  • Pra que serve o DOCTYPE?
  • Escrever HTML mais feliz com Emmet?
  • O que é semântica?
  • O que é acessibilidade no HTML?

Leia essas metas e me critique, pergunte para seus amigos que trabalham na área, se não tiver ou mesmo se tiver, pergunte em comunidades de tecnologia e depois que se convencer que parece um bom plano você provavelmente estará errado (a tecnologia muda muito rápido), mas é melhor tem um plano que validou e tem confiança nele do que não ter metas e viver apenas com o sonho de viver o sonho. 😉

Agora sim! Agora não na verdade, muitas e muitas vezes planejamos nossas metas e objetivos para chegarmos em nosso sonho e ainda sim não conseguimos chegar, e o que conseguimos chegar estamos pagando para alguém realizar todo o planejamento. Além de metas e objetivos precisamos planejar os passos também, que vou explicar agora para você ter sucesso e conseguir realizar seus sonhos.

Dica 4 - O que são passos?

Os passos são coisas que conseguimos medir diariamente, são pequenas tarefas que você terá que executar para conseguir realizar seu sonho que normalmente no momento da execução delas você poderá sentir que não está evoluindo e esse sentimento é normal porque estamos em um momento na sociedade muito imediatista. Queremos fazer algo em uma semana e conseguir realizar ao menos um sonho, por isso que somos bombardeados com anúncios como:

  • Perca 10kg em uma semana;
  • Barriga definida em 1 semana;
  • 22 anos e 1 milhão em patrimônio acumulado;
  • Fluência em inglês em 15 dias.

Não vá nessa linha, siga seus planos e tenha paciência que a execução dos seus passos te deixará em um sonho com calma e felicidade.

Muito bom! Agora que já temos uma ideia do que são os passos vamos planejá-los, dessa forma concluiremos nossas metas e por consequência nossos objetivos e sonhos. Olhando as metas que temos para o nosso objetivo de Aprender HTML, meus passos pessoais seriam:

De segunda a quinta:

  • Ler um post sobre HTML por dia;
  • Procurar um curso de HTML que tenha no mínimo um projeto para me dar confiança que estou evoluindo;
  • Fazer o curso de HTML por 2 horas;
  • Participar de uma comunidade que fale de HTML por 1 hora trocando mensagens nela.

Na sexta-feira:
Usar a sexta para verificar como foi a semana e se preciso replanejar a próxima. Verificar com pessoas da comunidade se meus conhecimentos estão avançando, se tiver um amigo que trabalha na área para verificar com ele, pode ser muito mais efetivo do que com a comunidade, só toma cuidado para ver se seu amigo não está falhando na tentativa de te ajudar e ele não pode ser o seu gargalo, isso que dizer que você não pode depender dele para continuar seus estudos, de vez enquanto é melhor acreditar na sua própria análise crítica.

Dica 5 - Resiliência

Resiliência é a ação que te manterá de pé. Durante o caminho para o seu sonho o plano pode mudar, os sonhos podem mudar, coisas podem acontecer e atrasar seus planos, coisas como:

  • Doença pessoais;
  • Uma pessoa próxima ficar ruim;
  • Falta de dinheiro;
  • Cansaço ou só preguiça mesmo;
  • E muitas outras que não consigo nem imaginar.

Muitos problemas que podem acontecer farão você despriorizar seus sonhos, mas não se esqueça do seu plano e volte nele, seja resiliente que você chegará nele.

Um último detalhe é que desistir de um sonho conscientemente não é errado. Você simplesmente pode achar que aquilo não vale mais a pena e tudo bem também.

Essas dicas me ajudaram muito a chegar no meu maior sonho, espero que elas te ajudem! Se tiver alguma crítica sobre as 5 dicas não deixe de fazer, e se tiver outras dicas para chegarmos em nossos sonhos não deixe contar! :-)

--

--

Marco Bruno
CollabCode

Migrei de palhaço para Dev. Front-End/UX e agora eu trabalho como streamer de código