A produtividade de uma pessoa ansiosa

Letícia Mayumi Ozono
CollabCode
Published in
4 min readOct 22, 2017
© Leticia Ozono 2016 — Tokyo Tower

Falar em produtividade está quase sempre atrelado às coisas que fazemos e agregam algum valor, certo? Seja isso na vida profissional ou pessoal, produtividade é algo muito legal, mas nem sempre fácil de conseguir.

Quer dizer, se sentir produtivo é muito bom! É como entrar em uma maratona e, independente de qualquer colocação, cumprir sua meta de chegar até o fim.

E algumas pessoas tem (por algum motivo que eu ainda busco entender) mais concentração e habilidade em ser muito produtivo ao longo do dia, mas muitas outras (como eu) enfrentam algumas dificuldades para conseguir a tão desejada produtividade.

Seja por desorganização, ansiedade, desleixo ou qualquer outro motivo, estabelecer uma rotina produtiva é um desafio diário consigo mesmo.

Uma aflição: Ansiedade — Foco = improdutividade

Falando um pouco das minhas inquietações, especificamente, sou o tipo de pessoa que tem diversas abas abertas no navegador, porque não pode ver algo interessante que já abre e deixa lá pra “ver depois”, por exemplo.

Seguindo essa mesma ideia, abro mil coisas na tela (slack, programas de edição, navegador, spotify, app de e-mail, trello…) por sentir a imensa necessidade de estar sempre preenchendo meu tempo com algo produtivo. Só que, no final das contas, a única coisa que eu consegui foi me encher de distrações…

Tenho o péssimo hábito de iniciar algo e, quando surge uma pequena distração ou uma ideia nova, paro tudo o que estiver fazendo, dedico atenção a esse detalhe e só depois volto para a atividade anterior, já sem o mesmo embalo.

Veja bem, não é uma rotina muito confortável… Mas percebe que isso é quase como uma “auto sabotagem”?

Na ansiedade de ter tudo o quanto antes, acabo cometendo a grave falha de não focar em uma atividade específica até concluí-la e a ideia inicial de ser produtivo acaba tendo um efeito completamente oposto.

Pode soar como algo trivial, mas criar o hábito de não concluir tarefas por ansiedade é bem ruim. Na verdade, é péssimo! Se for parar pra pensar, levo o dobro do tempo pra fazer as coisas…

Eu com certeza sofreria menos se conseguisse ser uma pessoa mais focada. Mas o que poderia fazer para me ajudar? Esperar que em algum momento sua rotina te faça ser menos ansioso não é a melhor escolha. Então que tal buscar novas formas de produzir?

O que já tentei

Passei vários momentos da minha vida fazendo pesquisas intermináveis de como me organizar.

Li teorias e tentei aplicar, frustrado. Montei um caderno-calendário com lista de tarefas, frustrado. Baixei apps de produtividade e tentei usar no dia a dia, frustrado. Baixei programas no computador pra aumentar o foco, frustrado.

Ok, não foi 100% uma experiência frustrante… Entendi o que realmente não funciona comigo e o que eu gosto de fazer, mas não consegui criar hábitos consolidados.

Esse é um bom processo de amadurecimento pra conhecer as próprias possibilidades e limitações. Autoconhecimento, afinal, é um processo contínuo de errar… tentar algo novo… errar de novo… tentar algo novo de novo.

Minha aposta atual

Depois de muitos momentos de erros e acertos, estudos e pesquisas, defini uma nova forma de organização que estou apostando muito que dê certo.

São duas coisas, principalmente:

  • Notificações em desktop ou celular: Sei que sempre estou de olho na tela ou com o celular por perto, então a primeira boa saída seria deixar todas as notificações visíveis para quando precisar.
  • Trello: Um quadro englobando minhas atividades gerais, desde a parte pessoal até profissional. Defino minhas tarefas gerais e vou organizando semanalmente em listas menores e ainda mais específicas. Só depois de finalizadas são enviadas para a lista “concluído”.

Aqui reaproveitei alguns conceitos de agile, adaptados para o meu dia a dia.

Por fim, deixei um nome para o quadro que me sugerisse alguma coisa positiva: Agora vai!

Brincadeiras à parte, eu me senti muito mais motivada quando preparei esse quadro, então deixei tudo bem redondo pra que entrasse naquele “ambiente” e me sentisse mais bem preparada.

Independente de qualquer coisa, ou de qualquer método, as adaptações são sempre necessárias para que você vá se sentindo mais confortável com o ritmo da sua produção e consigo mesmo. Não é fácil ter que lidar com a frustração que nós mesmo nos colocamos e, por isso, não podemos desistir de tentar nos habituar com as propostas que nós mesmos fazemos.

Falhas e dificuldades existem, como sempre, mas podemos sempre ir andando, aos poucos, em novas direções, até que em algum momento encontramos coisas que valem à pena o esforço.

Ansiedade é algo complicado de lidar, principalmente quando se trabalha com funções que demandam criatividade constante, mas a produtividade não pode parar! No começo pode parecer meio insano, mas temos a sorte de dispor, hoje, de muita coisa legal para se apoiar. Olhe pra si mesmo e a situação, estude e não tenha medo de tentar coisas novas. :)

--

--

Letícia Mayumi Ozono
CollabCode

UX Designer, com background de Design de interfaces, mas aficcionada por todos os temas de desenvolvimento de produto :)