Adicionando JAR’s de Terceiros no Maven

Matheus Castiglioni
CollabCode

--

Recentemente tive a necessidade de migrar um projeto normal para um projeto Maven, até ai tudo bem, adicionei todas as dependências no pom.xml e voalá, o projeto estava funcionando.

Porém, com o tempo surgiu a necessidade de adicionar uma nova dependência desenvolvida por um de nossos desenvolvedores, essa dependência não está hospedada no Mvn Repository, então a princípio pensamos:

Vamos copiá-la para o projeto e adicioná-la manualmente no build path

Pronto, com o nova dependência(jar) adicionada, já podemos começar a utilizá-la no projeto, certo? Certo. Após finalizar o uso dela devemos gerar um novo deploy da aplicação, o primeiro passo será pedir para o Maven empacotar nossa aplicação:

Como podemos ver, nossa aplicação gerou um erro durante o empacotamento, mas porque isso aconteceu?

Ao tentar realizar o empacotamento (package) da nossa aplicação o Maven compilou todas nossas classes antes de empacotá-las, na hora que ele chegou na classe TestaParametrosWeb gerou o erro package br.com.mhc.parametrosweb does not exist informando que não estava encontrando a classe ParametrosWeb localizada no pacote br.com.mhc.parametrosweb.

Isso aconteceu porque não dizemos para o Maven que essa classe é uma dependência de nosso projeto, apenas copiamos o JAR para o projeto e adicionamos no build path e começamos a usá-la. Porém por padrão o Maven vai procurar todas as depedências dentro da home do seu repositório local, no caso do Mac, ele iria buscar em: /Users/NOME_DO_USUARIO/.m2/repository e como vocês já devem estar imaginando, não temos nosso JAR adicionado lá.

Sendo assim, como podemos resolver o problema? Pois é, se você pensou em adicioná-lo no repositório local acertou, é exatamente esse passo que vamos realizar. Para esse passo, precisamos seguir a convensão do Maven que seria: repository/groupId/version/artifactId-version.jar.

Beleza, que doidera é essa? Calma que vocês já vão entender, o primeiro passo é adicionar a dependência em nosso pom.xml.

Configurando o pom.xml

Como foi mencionado anteriormente, devemos retirar a depedência de nosso build path.

E adicioná-la no pom.xml:

Porém após o Maven realizar sua atualização, nosso pom.xml apresentará um erro:

Mas o que esta acontecendo?

Repositório local

Se entrarmos em nosso repositório local, podemos ver que o Maven criou as pastas referente a nossa dependência br/com/mhc/mhc/1.0.0/, esse é o padrão do Maven, como mencionado anteriormente, ele cria a seguinte estrutura: repository/groupId/version/artifactId-version.jar. Então como podemos resolver o problema? Sim, se você pensou em copiar nosso JAR para esse caminho, acertou.

Após copiar o JAR para br/com/mhc/mhc/1.0.0/mhc-1.0.0.jar nosso problema foi resolvido, já conseguimos realizar o update do Maven, trazendo nossas depedências para o projeto, agora podemos tentar empacotá-lo novamente:

E como podemos ver, deu tudo certo, o empacotamento foi gerado com sucesso, foi gerado nosso post-maven.war que deve ser utilizado para subir nossa aplicação em produção.

Então está tudo certo? Errado, acabamos de resolver um problema, porém criamos outro.

Entendendo o novo problema

Agora transferimos a necessidade de todos os desenvolvedores realizarem as mesmas configurações em seus repositórios locais para nossa dependência ser encontrada, além disso, se utilizarmos alguma plataforma para integração contínua como o Jenkins também devemos criar as pastas do Maven em nosso servidor, algo totalmente impraticável. Então, como podemos resolver o problema?

Escopo de sistema

Sabendo dessa necessidade o Maven criou um escopo de sistema(system scope), mas afinal, o que seria esse escopo de sistema?

This scope is similar to provided except that you have to provide the JAR which contains it explicitly. The artifact is always available and is not looked up in a repository.

Em outras palavras, é um escopo que sempre devemos fornecer o JAR explicitamente e esse JAR não será procurado no repostiório do Maven.

Configurando o escopo de sistema

Então vamos acertar nosso pom.xml para utilizar o escopo de sistema.

Veja que adicionamos duas novas tag para a nossa depedência: scope e systemPath:

  • Scope: Estamos definindo como será o escopo de nossa depedência, para teste, compilação, etc…
  • System Path: Aqui devemos informar onde esta nosso JAR, essa tag só pode ser utilizada com o escopo de sistema.
  • basedir: Uma variável do Maven, onde encontra-se o arquivo pom.xml.

Pronto, agora nosso problema deve ter sido resolvido, vamos testar:

Como podemos ver, tudo esta funcionando, agora não será necessário configurar o repositório local em todas as máquinas que precisarem empacotar nossa aplicação.

--

--

Matheus Castiglioni
CollabCode

Apaixonado pelo mundo dos códigos e um eterno estudante, gosto de aprender e saber um pouco de tudo, aquela curiosidade de saber como tudo funciona.