Como Configurar Um Dominio Do Google Domains No Github Pages

Mateus Malaquias
Mar 6 · 3 min read

Recentemente os domínios .dev foram liberados ao público pelo Google. Imaginei que essa seria uma boa oportunidade para criar finalmente o meu cantinho na internet.

Quando fui comparar os valores de hospedagem para o meu site lembrei que o Github Pages juntamente com o Jekyll são uma boa opção para quem está começando, então com a plataforma de blog e hospedagem escolhidas fui em busca de pensar em um domínio.

Escolhi malaquias.dev para fazer menção a um ID que já utilizo nas minhas redes sociais, pois bem nome de domínio pensado e aprovado é chegada agora dos finalmente e comprar. Inicialmente iria comprar na Godaddy porque vi uma promoção de R$ 52,00 no primeiro ano, mas um amigo me avisou que o Google vende domínios e que lá estava mais barato.

Optei então pela plataforma do Google e a treta começou, domínio comprado, mas como fazer as configurações? Tive que ler apenas uma documentação do Github Pages. O resultado dessa experiência além de obviamente está usando com sucesso o meu domínio no meu blog é esse artigo simplificando o processo para vocês.

Aqui vou supor que você já possui um repositório criado, está usando o Github Pages e comprou um dominio no Google Domains.

Configurando o DNS no Google Domains

Vá até o seu painel no Google Domains e clique em MANAGE, clique em DNS e depois vá direto para a sessão Custom resource records.

Agora vamos começar a brincar…

Atualmente você precisa adicionar quatro itens do tipo A (address).

185.199.108.153 
185.199.109.153
185.199.110.153
185.199.111.153

Caso esse artigo tenha ficado datado recomendo que você acesse a pagina Setting up an apex domain do Github para verificar os valores de DNS.

Adicionados os quatro IPs agora podemos adicionar um novo recurso do tipo CNAME e o seu valor vai apontar para a URL que o Github Pages te forneceu quando você configurou o seu repositório, no meu caso o foi malaquaisdev.github.io

Configurando seu CNAME no Github

Existem duas maneiras de se configurar um CNAME, podemos criar o arquivo na mão ou ir nas configurações do repositório e deixar que o Github faça isso por nós.

Vamos fazer da maneira mais simples e delegar essa responsabilidade para o Github, então vá até a página settings do seu repositório.

Feito isso, desça até sessão do Github Pages e adicione um custom domain que é o domínio comprado e configurado por você e salve.

Aproveite para ativar o HTTPS

HTTPS é um recurso muito importante de se ter hoje em dia para que os navegadores reconheçam aquela requisição como segura. O massa é que o Github Pages nos oferta isso de graça, basta que a gente marque a opção Enforce HTTPS, ela pode não esta habilitada logo de cara então espere alguns minutos e tente novamente se for o caso.

Por último não esqueça de alterar a URL do seu site no arquivo de configurações do Jekyll para que essas configurações funcionem.

Conclusão

Essas configurações podem levar até um dia para serem validadas, mas uma vez que forem efetivadas tudo vai funcionar lindamente S2.


Originally published at malaquias.dev on March 6, 2019.

CollabCode

Mateus Malaquias

Written by

Baiano | Software Development Engineer | I’m a back-end developer who like to work and collaborate with teams and also have good interpersonal skills.

CollabCode

Aqui é o ponto de encontro entre quem quer aprender e quem pode ensinar, de forma colaborativa.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade