Como instalar Node.js no Linux corretamente

Mateus Malaquias
Jan 4, 2017 · 3 min read

Em distribuições Debian Based é muito comum utilizar o comando apt install -nome do pacote- e com o Node isso pode lhe trazer muitos problemas. Entretanto tenho certeza que os mais novos no linux vão preferir utilizar o comando apt install -nome do pacote- do que fazer a instalação do pacote binário e isso vai quebrar tudo, porque até o momento que estou escrevendo esse texto os repositórios do Debian estão desatualizados (o Debian tem o costume de demorar para atualizar seus repositórios).

Minha recomendação é que você não instale o Node pelo comando sudo apt-get install -y nodejs vai acontecer um conflito de nomes entre node e nodejs, parece besteira que uma simples nomenclatura quebre tudo, mas não é! O NPM que é o gerenciador de dependências vai ficar perdido e algumas funções não funcionarão.

Calma! É tentador entrar em desespero, mas segure sua onda…

Se você não deseja compilar o arquivo binário de instalação do Node na mão grande, a solução de instalação contínua simples, instale o NVM primeiro e depois o Node. O legal do NVM é que você pode instalar várias versões do Node e ficar alternando entre elas, mas antes de instalar o NVM precisamos de alguns pacotes de dependências que já estão no repositório de sua distribuição Debian Based.

sudo apt-get update
sudo apt-get install build-essential libssl-dev

Agora que você já tem o necessário em seu sistema vamos instalar o NVM:

curl -o- https://raw.githubusercontent.com/creationix/nvm/v0.33.2/install.sh | bash

O número da versão que está em negrito pode mudar com o tempo, então recomendo você acessar a página do projeto no GitHub e procurar pela nova versão.

Não tenha medo, o que está sendo feito aqui é o download de um script e a execução do mesmo, tudo vai ser instalado em um diretório oculto na pasta do seu usuário não é necessário utilizar o comando com sudo nesse caso.

Agora execute:

nvm ls-remote

Ele vai te exibir várias versões do Node e assim sabemos que o NVM está funcionando corretamente. Eu escolhi a versão LTS mais recente no momento em que estou escrevendo esse artigo a v6.11.2, você pode instalá-la digitando:

nvm install v6.11.2

Caso você instale mais de uma versão e no futuro tenha necessidade de alternar entre elas utilize o comando:

nvm use -número da versão-

Agora vamos verificar a versão do Node para ter certeza que tudo foi instalado corretamente utilizando o comando:

node -v

Como ganhamos de bônus o NPM quando instalamos o Node.js e caso você tenha instalado a versão 6.11.2 o seu NPM vai estar desatualizado, então vamos atualiza-lo:

npm i npm -g

Pronto, agora é só correr pra um abraço, caso você queria entrar em contato comigo você pode me encontrar no Twitter.

CollabCode

Aqui é o ponto de encontro entre quem quer aprender e quem pode ensinar, de forma colaborativa.

Mateus Malaquias

Written by

Baiano | Software Development Engineer | I’m a back-end developer who like to work and collaborate with teams and also have good interpersonal skills.

CollabCode

Aqui é o ponto de encontro entre quem quer aprender e quem pode ensinar, de forma colaborativa.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade