Hyper no Windows10 : Instalação, configuração, integração VSCode

Raphael Bernardo Ohlsen
CollabCode
Published in
7 min readNov 20, 2018

Vamos ao meu primeiro artigo que tem como objetivo ajudar a comunidade de programadores e em primeiro momento aos amigos da comunidade CollabCode. Particularmente gosto de usar o Linux para desenvolvimento mas por necessidade de usar ferramentas de design que só estão disponíveis para usuários Windows ou macOS, tive que me adequar ao Windows.

Passo 1 — Instalar o Subsistema do Windows para Linux

1- Clique na janela do Windows localizado com canto inferior esquerdo do seu monitor.
2- Clique na engrenagem logo acima.

3- Clique no ícone “Atualização e Segurança”.

4- Do lado esquerdo clique em “Para desenvolvedores” e sem seguida do lado direito clique em Modo de desenvolvedor.

5- Agora vamos abrir um prompt de comando, para isto na área logo ao lado da janela do lado inferior esquerdo do seu monitor onde tem escrito “Digite aqui para pesquisar”. Digite cmd e tecle enter. Digite a seguinte linha para executar a instalação de Recursos do Windows: OptionalFeatures.exe

6- Habilite a opção Subsistema do Windows para Linux. Logo em seguida aconselho a reiniciar o Windows.

Passo 2 — Instalar o Ubuntu for Windows

1- Você terá que instalar a distribuição Linux Ubuntu no Windows através da loja de aplicativos do Windows. Você pode utilizar o link abaixo:

2- Após instalar e reiniciar o seu PC você pode rodar o Ubuntu através do comando “bash” que deve ser digitado no prompt de comando que foi explicado no item anterior. Na primeira vez que você executar a Linux terá que criar o seu usuário e senha. É interessante que você use o mesmo usuário e senha do seu WIndows para não ficar confundindo quando for pedir a senha no Linux.

Passo 3 — Instalar o Hyper Terminal

Acesse o site:

E faça o download da última versão do Hyper Terminal para Windows.

Passo 4 — Instalar cURL and Git

Utilize o Hyper Terminal instalado acima e digite os seguintes comandos:

  • Instalação do cURL
  • Instalação do Git

Passo 5 — Instalar Zsh e Oh My Zsh

  • Instalação Zsh
  • Instalação Oh My Zsh

Passo 6 — Configurar e executar Oh My Zsh

Agora cada vez que você precisar usar uma bash shell e zsh, você precisa abrir o prompt de comando, usar o comando “bash” e então usar o comando zsh.

Vamos simplificar isto:

Abra o prompt de comando e use o comando “bash” e em seguida use o comando “nano ~/.bashrc” para abrir o arquivo de configuração “.bashrc”.

ATENÇÃO: Não altere arquivos Linux usando aplicativos e ferramentas do Windows. Vai dar zica!!!!

Para aqueles que não conhecem o mundo Linux vão estranhar mas o “nano” nada mais é que um editor de texto para Linux. Um pouco diferente do “notepad” do Windows mas você se acostuma rápido, vai por mim.

Agora vamos adicionar o seguinte comando no arquivo “.bashrc”:

Veja abaixo como ficou o meu arquivo:

Agora que vem o “pulo do gato”. E para gravar e sair do “nano” é fácil ? Vou confessar que no início eu ralei um pouco. Clique aqui para acessar o link de um artigo ensinando comandos básicos do “nano”. Mas vou ensinar rapidamente como realizar isto. Veja que na imagem acima, no final dela tem alguns comandos, vamos utilizar o ^X que nada mais é usar as teclas Crtl+X e ela vai iniciar o processo de sair do “nano” mas antes ele pergunta se você deseja salvar as alterações feitas no arquivo. Veja abaixo:

Digite “Y” para salvar o arquivo, logo em seguida vai pedir a confirmação do nome do arquivo. Lógico que não vamos alterar o nome do arquivo, então basta teclar “Enter” no seu PC e…. ufa!!! o arquivo foi salvo!!!

Acho que o ponto acima é aquele no qual os usuários Windows mais apanham e recomendo fortemente que comecem a aprender Linux para não apanharem em futuro próximo.

Agora toda vez que você usar o comando “bash” no prompt de comando então o “zsh” irá executar automaticamente em vez do bash shell.

Passo 7— Configurar e executar o Hyper Terminal

1- Caso o seu Windows 10 seja da versão menor que a 16215:

Depois de instalar o Hyper Terminal, através do Explorador de Arquivo do Windows acesse o arquivo no caminho “%USERPROFILE%/.hyper.js , sei que para alguns pode ser um pouco difícil para achar e por conta disto resolvi mostrar onde ela está localizada no meu PC através da imagem abaixo.

No caso acima a pasta “%USERPROFILE%” é “C:\Users\Zooty”, no seu computador pode estar na pasta “C:\Usuarios\nomeDoUsuario” por conta da instalação do seu Windows. Agora é só abrir o arquivo “.hyper.js” com um editor de texto preferido e editá-lo da seguinte forma:

Procure a seguinte linha:

e substitua por:

Agora toda vez que você que você executar “hyper terminal” irá usar “zsh” como ambiente shell padrão.

2- Caso o seu Windows 10 seja da versão maior que a 16215:

Depois de instalar o Hyper Terminal, através do Explorador de Arquivo do Windows acesse o arquivo através do caminho “%USERPROFILE%/.hyper.js”, sei que para alguns pode ser um pouco difícil para achar e por conta disto resolvi mostrar onde ela está localizada no meu PC através da imagem abaixo.

No caso acima a pasta “%USERPROFILE%” é “C:\Users\Zooty”, no seu computador pode estar na pasta “C:\Usuarios\nomeDoUsuario” por conta da instalação do seu Windows. Agora é só abrir o arquivo “.hyper.js” com um editor de texto preferido e editá-lo da seguinte forma:

Procure a seguinte linha:

e substitua por:

Procure a seguinte linha:

e substitua por:

Não esqueça de salvar este arquivo.

Passo 8— Integrar o Hyper Terminal ao VSCode

1- Abra o VSCode e abra o Menu File->Preferences->Settings. Veja imagem abaixo:

2- Em Settings, clique nos “3 pontos” destacados em vermelho na imagem que se segue abaixo e em seguida clique em “Open settings.json” também destacado em vermelho.

3- Na aba “User Settings” destacada em vermelho. Insira a seguinte linha:

"terminal.integrated.shell.windows": "C:\\Windows\\System32\\bash.exe",

Veja como ficou no meu VSCode:

Não se preocupe com as demais linhas.

4- Execute o terminal, basta você clicar no menu “Terminal->New Terminal”.

5- Veja que bem abaixo no VSCode temos o hyper terminal já aberto como mostrado abaixo.

Finalizando

Por hoje é só pessoal. Espero ter ajudado e daí vou deixar um questionamento. Será que realmente o Windows é fácil e o Linux é mais “casca”? Depende do que você está fazendo, para quem desenvolve fica bem mais fácil você instalar as ferramentas acima no Linux pois já são nativos do Sistema Operacional e para isto você utiliza no máximo 4 linhas de comandos. Já no Windows temos que fazer todo este acochambramento para utilizar as mesmas ferramentas. Mas se você precisa de programar e de usar ferramentas de edição como Adobe XD, PhotoShop, Zeplin e demais outras ou você se acostuma com o Windows ou então reserva uma grana e compra um Mac.

Espero ter ajudado e precisando de ajuda é só entrar em contato.

--

--

Raphael Bernardo Ohlsen
CollabCode

Telecommunications engineer returning to the code world. This is addictive. I want to learn a lot and support this community. Here we go!!!!