Pare de chutar e aprenda as propriedades CSS de posicionamento

Marco Bruno
CollabCode
Published in
3 min readAug 29, 2016

Em 2009 eu estava começando a estudar para entrar e seguir uma carreira de Desenvolvedor FrontEnd e, para melhorar a velocidade do meu aprendizado, fiz a Formação FrontEnd da Caelum. Felizmente, alguns meses depois que terminei a formação, consegui o meu primeiro trabalho como Desenvolvedor FrontEnd na Locaweb -- lá eu trabalhei no time do site.

Assim que iniciei como funcionário da Locaweb, percebi que minha maior dificuldade era definir quais das propriedades de posicionamento, e seus valores, eu deveria usar para manter o resultado do meu código fiel ao layout construído pelo designer -- as propriedades CSS de posicionamento são muitas:

Eu ainda não escrevi o post das seguintes propriedades:

  • display: flex; (só um post da série)
  • display: grid;
  • position: sticky.

Hoje em dia estou confortável com essas propriedades mas, quando eu comecei a trabalhar, tinha muitas dúvidas sobre o funcionamento de cada uma delas. Felizmente quando a dúvida aparecia eu tinha ao meu lado o William Bruno (não somos parentes) que foi o meu mentor e um grande parceiro e amigo quando trabalhei na Locaweb.

Hoje como agradecimento ao Will, e para ajudar quem está começando a jornada para se tornar um Desenvolvedor FrontEnd. Escreverei uma série de posts explicando o funcionamento de cada uma das propriedades que citei acima. :-)

Amanhã escreverei e publicarei um post explicando display: inline; display: block; e display: inline-block;. Até amanhã ;-)

Falei que ia fazer um post explicando 3 valores (inline, block e inline-block) da propriedade display. Infelizmente o post está ficando muito grande, então vou fazer primeiro um post explicando só o display: inline, e no dia seguinte vou escrever o post explicando os valores block e inline-block. I am sorry! :-(

--

--

Marco Bruno
CollabCode

Migrei de palhaço para Dev. Front-End/UX e agora eu trabalho como streamer de código