Meu humor da cor do céu

Gabriella Lopes
Coloco em palavras
Published in
2 min readJul 30, 2020
Rio de Janeiro em dia de sol (Foto: acervo pessoal)

Acordei num dia cinza ouvindo canções que me remetem a dias azuis. Percebo, com clareza, como o clima afeta diretamente o meu humor, que sofre variações de acordo com a cor do céu. Quando acordo e noto que meu quarto está claro, sinalizando um dia de sol, me sinto motivada. Quando o escurinho permanece, mesmo pela manhã, não dá nem vontade de levantar da cama. Ao que parece, não sou a única.

Um estudo publicado no MIT Technology Review de 2017 constatou que ficamos mais felizes quando o dia está mais ensolarado. De acordo com os pesquisadores, climas menos ideais relacionam-se com sentimentos piores. Outros especialistas também já identificaram que a falta de exposição ao sol prejudica a produção de neurotransmissores que estão relacionados ao humor. Mas é claro que diversos outros fatores também podem influenciar no nosso estado de espírito.

Ter que pegar o guarda-chuva para sair de casa é o prelúdio para o meu mau humor. Mesmo agora, de home office, essa sensação de baixo astral ainda me invade quando está nublado. Sabendo dessa inclinação, já boto o pé para fora da cama utilizando táticas para driblar a bad vibe. A primeira delas é vencer a preguiça para fazer exercícios físicos de manhã e, assim, garantir o gás para o restante do dia. Ouvir músicas animadas e me arrumar são outros truques que me ajudam bastante. Afinal, é possível e necessário estar feliz em meio ao tempo cinza.

Seja pela associação com o céu ou com o mar, azul é definitivamente a minha cor preferida. Consigo fazer uma correlação imediata desta cor com diversas coisas boas, incluindo momentos e sentimentos. Segundo a psicologia das cores, estudo que mostra a forma como nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações, o azul está ligado à harmonia, frescor e tranquilidade.

Nasci em uma sexta-feira de verão carioca. O meu espírito é de sol. Eu sou entregue aos dias leves. Aqueles em que posso botar um vestidinho, um chinelo e sair por aí. Dias azuis comumente se encerram com noites estreladas, que me soam como um convite para a contemplação. Estou sempre desejando abrir a janela e me deparar com um ceuzão sem nuvens. Em contrapartida, para outras pessoas, vestir um moletom no friozinho de julho é o que traz certa paz.

Me diz, como o clima influencia no seu humor?

--

--