Shazam 75 anos
Em 2015, um dos personagens mais conhecidos da DC Comics completou 75 anos. Shazam, inicialmente não era uma publicação da DC Comics, era publicado pela Fawcett Comics, e posteriormente foi adquirido pela DC.
Criado por C. C. Beck e Bill Parker, o personagem fez sua primeira aparição na revista Whiz Comics #2 em fevereiro de 1940.
Fawcett Comics, era uma importante editora de quadrinhos, nos anos 40, na conhecida Era de Ouro dos Quadrinhos, época em que os mais importantes personagens dos quadrinhos foram criados e se mantiveram na ativa até hoje. O personagem mais famoso da editora, era o Capitão Marvel (Shazam), um jovem garoto chamado Billy Batson, que ganhava poderes ao pronunciar a palavra SHAZAM!. A editora ainda contava com personagens, como: Capitão Meia-Noite, Íbis, O Invencível, Homem-Bala e Mulher-Bala, entre outros. A empresa foi processada em 1941, pela National Comics (DC Comics) devido as grandes semelhanças com o Superman. Em 1951, após uma década de brigas judiciais, a Fawcett passou por uma crise, encerrando suas atividades e vendendo grande parte de seus personagens à Charlton Comics. Em 1972, a DC Comics demostra interesse pelo Capitão Marvel licenciando seus direitos e em 1980, compra os direitos do universo relacionado ao personagem.
Com o personagem afastado das publicações desde o encerramento das atividades da Fawcett Comics, uma nova editora chamada Marvel surgiu no mercado, apresentando diversos personagens que fariam um grande sucesso e a DC Comics ganharia uma concorrente de peso no mercado. Em dezembro de 1967, Stan Lee, cria o Capitão Marvel, fazendo sua primeira aparição na revista Marvel Super-Heroes #12, que serviria de teste para uma possível revista solo. E não é que o personagem fez tanto sucesso que acabou ganhando uma revista solo.
A publicação do novo Capitão Marvel pela Marvel Comics nos anos 60 fez tanto sucesso, que a DC Comics resolveu trazer de volta o personagem original em 1972. Desta vez, o personagem não poderia mais ser publicado com o nome Capitão Marvel, devido as publicações de sua principal concorrente no mercado americano.
A DC, muda o nome do personagem para Shazam, mas ainda referia-se internamente ao personagem como Capitão Marvel.
Ainda nos anos setenta, o personagem inspirou uma série de TV, estrelada pelo ator Tom Tyler, que durou três temporadas, com 28 episódios, exibia pela CBS. A série foi exibida nos anos 80 no Brasil pelo SBT.
A origem do personagem foi revelada durante a publicação da revista World’s Finest Comics #262, em maio de 1980. Um jovem pastor de Canaã há 5000 anos, passa a ganhar poderes a pronunciar a palavra VLAREM, um anagrama da palavra MARVEL, posteriormente alterada para SHAZAM.
Jebediah de Canaã, reclama aos deuses após retornar para sua aldeia e encontrar sua família e amigos mortos por saqueadores. Neste momento, ele faz um pacto com os deuses para representá-los na Terra e combater o mal. Os poderes de Shazam, são: a Força de Hércules, Sabedoria de Salomão, Velocidade do Mercúrio, Poder de Zeus, Coragem de Aquiles e Resistência de Atlas. Sendo conhecido como o Campeão, nas terras mesopotâmicas.
Em 2011, após promover o reboot dos Novos 52, o personagem ganhou uma nova origem e tudo que conhecemos da cronologia do personagem foi apagada. O personagem não é mais mencionado como Capitão Marvel e sim Shazam.
No reboot, Billy Batson, é um órfão que é um verdadeiro garoto problema. Vive em pé de guerra com todos em seu orfanato, já que todas as famílias o recusam, devido ao seu temperamento. Um novo casal surge para adotar Billy. Ao chegar em sua nova casa se deparar com seus novos irmãos, que também eram órfãos e foram adotados por esse casal.
No começo o convívio é difícil, pois Billy Batson é um garoto difícil que não quer criar laços com ninguém, assim chegando a soar um tanto egoísta estúpido, quando seus novos irmãos tentam uma aproximação. mas aos poucos, as coisas vão se acertando, e pequenos laços vão começando a serem feitos.
Em 2019, Shazam chegará aos cinemas pela primeira vez e integrará os novos da DC e Warner. Atualmente apenas o ator The Rock foi confirmado no papel do vilão, Adão Negro.
6 fatos sobre o Shazam! que você precisa saber
1- Shazam já se chamou Capitão Marvel
Criado por C. C. Beck e Bill Parker, o personagem fez sua primeira aparição na revista Whiz Comics #2 em fevereiro de 1940. Shazam primeiramente foi apresentado como Capitão Marvel, publicado pela Fawcett Comics até 1951, quando entrou em crise e vendeu os direitos do personagem para a Charlton Comics, que posteriormente licenciou para a National Comics (DC Comics).
Em dezembro de 1967, Stan Lee, cria o Capitão Marvel, fazendo sua primeira aparição na revista Marvel Super-Heroes #12, que serviria de teste para uma possível revista solo. A publicação do novo Capitão Marvel pela Marvel Comics nos anos 60 fez tanto sucesso, que a DC Comics resolveu trazer de volta o personagem original em 1972. Desta vez, o personagem não poderia mais ser publicado com o nome Capitão Marvel, devido as publicações de sua principal concorrente no mercado americano.
A DC, muda o nome do personagem para Shazam, mas ainda referia-se internamente ao personagem como Capitão Marvel.
2- SHAZAM é um acrônimo que explica os poderes do personagem
Quando Billy Batson pronuncia a palavra SHAZAM, ele está invocando os poderes de seis deuses antigos: Salomão (Sabedoria), Hércules (Força), Atlas (Resistência), Zeus (Poder), Aquiles (Coragem) e Mercúrio (Velociade).
Acrônimo, é explicado por uma palavra formada pelas letras ou sílabas iniciais de outras palavras.
3- Adão Negro surgiu nos quadrinhos em 1945, cinco anos após Shazam
Adão Negro, um dos mais importantes inimigos do Shazam, surgiu cinco anos após a primeira aparição do herói nos quadrinhos. Sua primeira aparição aconteceu na revista The Marvel Family #1, em dezembro de 1945.
O personagem foi um dos primeiros detentores dos poderes do Mago Shazam, ainda no Egito Antigo. Teth Adam (Adão Negro), acabou se deixando ser seduzido pelo poder que recebeu e acaba exilado em outra dimensão pelo Mago Shazam.
4- O primeiro inimigo de Shazam, chama-se Dr. Silvana
Dr. Silvana, foi o primeiro inimigo do Shazam nos quadrinhos, ainda como Capitão Marvel. Sua primeira aparição aconteceu na revista Whiz Comics #2 em fevereiro de 1940, criado por C. C. Beck e Bill Parker. Ao longo dos anos, o personagem foi reformulado assim como Shazam, mas ainda é lembrado pelos fãs.
Criador do Suspendium, um elemento capaz de colocar qualquer herói em animação suspensa, inclusive Shazam. A invenção do personagem, foi utilizado como explicação da DC Comics para o personagem nunca ter envelhecido desde suas estreia.
5- Família Marvel
Ao longo dos 75 anos de história de Shazam, o personagem ganhou uma família de personagens com superpoderes como o seu: Capitão Marvel Jr., Mary Marvel, Tio Marvel e os Tenentes Marvel.
6- Shazam ganhará um filme em 2019
Confirmado pela DC e Warner, Shazam ganhará um filme em 2019, que contará com The Rock, como o vilão Adão Negro.
Shazam terá seu próprio tom. Apesar de ser um quadrinho da DC, não integrará a equipe de heróis no longa da Liga da Justiça.
Shazam, contará com roteiro de Darreen Lemke e terá o ator The Rock, como vilão do filme, interpretando o Adão Negro, arqui-inimigo do Shazam.
4 leituras obrigatórias do Shazam!

1- O Poder de Shazam!
Se você está completamente familiarizado com o Capitão Marvel, o roteiro de Jerry Ordway, é uma excelente escolha. The Power of Shazam, é um clássico que revela a origem do personagem nos quadrinhos. Você saber o por que de Billy Batson estar nas ruas de Fawcett City e como ele veio a ganhar seus poderes do Mago Shazam. Adão Negro, também aparece como um importante e infame inimigo do personagem, revelando como o vilão ganha e posteriormente recupera seus poderes, retornado ao mundo depois de quase cinco mil anos.
Seu estilo retro, dá indícios de a inspiração de Jerry Ordway, na era de ouro dos quadrinhos. O roteiro de Ordway e a caracterização de Billy, mostra uma influência clara do período. Diversos temas atuais foram tratatos na origem do personagem e apresentadas aos leitores. O assassinato dos país de Billy Batson é chocante. Jerry Ordway, dá algumas respostas de como um jovem poderá lidar com estes incríveis poderes e qual caminho o personagem irá percorrer para evoluir de uma criança insegura e se transformar em um grande herói.
O Poder de Shazam!, foi publicada na revista Shazam! em 12 edições pela Editora Abril em 1996.

2- Shazam! & a Sociedade dos Monstros
Em 2007, Jeff Smith, escreveu uma história do personagem, ainda iniciada em 2003.
Shazam! & a Sociedade dos Monstros, mais uma vez conta a história de como Billy Batson ganhou seus poderes, mas ao contrário de The Power of Shazam, a origem do personagem, tem como objetivo apenas situar os novos leitores sobre o ponto atual do espaço de tempo em que se passa os acontecimentos.
Na publicação, Dr. Silvana, o primeiro inimigo de Shazam, antes Capitão Marvel, publicado pela Fawcett Comics em 1940, é o Procurador Geral dos Estados Unidos, agindo nos bastidores da Política para usuar os seres mágicos que aparecem em Fawcett City como armas. A publicação, apesar de considerada infantil por alguns críticos, é uma importante introdução modernizada do personagem e seus inimigos.
Shazam! & a Sociedade dos Monstros, foi publicada em 2014 em Edição de Luxo pela Editora Panini.

3- Shazam! — O Poder da Esperança
Escrita por Paul Dini, esta é uma das histórias mais emocionantes publicadas pela DC Comics e envolve o Shazam.
Shazam! — O Poder da Esperança, possui uma premissa extremamente simples. Billy Batson se compromete a “convencer” Shazam à visitar as crianças no Hospital de Fawcett City ao receber suas cartas. Shazam, na publicação é forte símbolo de esperança para ele. Neste Hospital, ele encontra uma menina que sua esperança reascende mais do que qualquer outra.
Billy Batson, lida com assuntos mais sérios e instigantes na publicação, mesmo com tanto poder Shazam não pode salvar à todos. Ele descobre isso consolando uma menina, cuja condição é incurável.
Shazam! — O Poder da Esperança, foi publicada em 2001 em Edição de Luxo pela editora Abril.

4- Superman & Shazam!: O Primeira Trovão
O encontro entre Superman e Shazam (Capitão Marvel) finalmente acontece, pelas mãos de Judd Winick. Motivo de processos entre a Fawcett Comics e National Comics (Dc Comics) nos anos quarenta. A editora resolveu unir os dois personagens para uma história mais madura. Inspirada na era de ouro dos quadrinhos, a graphic novel é uma importante forma de você descobrir como Shazam foi incorporado ao Universo DC, pré Novos 52.
Superman & Shazam — O Primeiro Trovão, mostrará a relação dos dois homens mais poderosos da DC e como eles se desenvolvem um com o outro e como se sentem em relação a existência do outro. O segredo de Shazam é revelado ao Superman, que acaba revelando uma admiração pela criança de 10 anos que se transforma em um grande herói e com sua gama de poderes e responsabilidades. Em um determinado ponto da história, devido acontecimentos chocantes, Billy Batson, acaba se questionando sobre os grandes poderes que possuí e se os usa da forma correta.
O roteiro explora de forma sólida as responsabilidades de Shazam que vê no Superman uma grande inspiração.
Superman & Shazam — O Primeiro Trovão, foi publicada em duas edições em 2006 pela Editora Panini.
10 maiores inimigos do Shazam
10- Sr. Cérebro

Sua primeira aparição aconteceu na revista Captain Marvel Adventures #26, em agosto de 1943. Criado por Otto Binder e C. C. Beck, foi licenciado pela DC Comics ao adquirir o universo do Capitão Marvel, que posteriormente foi rebatizado de Shazam!.
O vilão é uma centopéia do planeta Vênus, com inteligência avançada. Para se comunicar ela utiliza um pequeno rádio que está preso ao seu pescoço, além de usar óculos de grau. Possui inteligência sobre-humana e controle mental, além de suas habilidades para invenção. Temido na Terra S, ele dominava diversos planetas, graças as suas habilidades. Quando resolve atacar a Terra, ele recruta vilões de 87 mundos.
9- Capitão Nazista

Albrecht Krieger (Capitão Nazista) fez sua primeira aparição na revista Master Comics #21 em dezembro de 1941, ainda pela Fawcett Comics. Criado por Mac Raboy e Bill Woolfolk.
Criado para lutar ao lado de Adolf Hitler e o Eixo, durante a Segunda Guerra Mundial. O personagem foi alterado geneticamente e desenvolvido para ser um soldado perfeito. Capitão Nazista, possui força e resistência sobre-humana e tem poder de voar, depois de ser exposto ao gás Zyphion 227.
8- Ibac

Stanley Printwhistle, criado por Otto Binder e C. C. Beck, fez sua primeira aparição na revista Captain Marvel Adventures #8, em 1942. O personagem acaba sendo salvo por Lúcifer, após tentar explodir uma ponto e ser atingido pela explosão. Ao oferecer sua alma, ele ganha uma força sobre-humana para tentar derrotar o Capitão Marvel (Shazam!). Seus poderes são conferidos pelos homens mais perversos que já pisaram na Terra: Ivan IV (Terror), Borgia (Astúcia), Átila (Ferocidade) e Calígula (Crueldade).
7- Rei Kull

Rei Kull também era um personagem da Fawcett Comics, adquirido pela DC Comics. Criado por Otto Binder e C. C. Beck, sua primeira aparição aconteceu na revista Captain Marvel Adventures #125 em outubro de 1951.
Sua inspiração veio da mistura do homens vikings e neanderthal. Usando um capacete com chifres, tanga de pele de leopardo e com uma força sobre-humana.
6- Magia

June Moone, também conhecida como Magia, é uma das maiore feiticeiras do universo DC.Sua primeira aparição aconteceu na revista Strange Adventures #187, criada por Bob Haney e Howard Purcell.
Seus poderes são: levitação, telecinésia, além de alguns truques místicos.
5- Lady Blaze

Criada por Roger Stern e Bob McLeod. Primeiramente apareceu nas histórias do Superman, uma demônia de pele vermelha com chifres, se disfarça em Metropolis, como dona de uma boate, chamada Angelica, para tentar roubar almas. Posteriormente, aparece nas histórias do Capitão Marvel em Fawcett City, onde adota uma nova identidade, desta vez uma mafiosa. Seus planos acabam sendo frustados pelo Capitão Marvel e sua família.
4- Sobek

Criado por Geoff Johns, Greg Rucka, Grant Morrison, Mark Waid, Keith Giffen e Pat Olliffe em 2006, fez sua primeira aparição na revista 52 #26. Durante o arco “A Noite mais Densa”, publicada pela DC Comics, o personagem foi reanimado como membro da Corporação dos Lanternas Negras.
3- Lorde Satanus

Em janeiro de 1982, um novo vilão seria criado por Marv Wolfman e Curt Swan para ser inserido no universo do Capitão Marvel. Lorde Satanus, é irmão da Lady Blaze, apresentada posteriormente no universo da editora. Após perder o domínio do Inferno para sua irmã, ele resolveu se esconder na Terra, se disfarçando de Collin Thornton, o editora da revista Newstime. Vilão presente nas histórias do Superman, também já deu muito trabalho para o Shazam.
2- Dr. Silvana

Dr. Silvana, foi o primeiro inimigo do Shazam nos quadrinhos, ainda como Capitão Marvel. Sua primeira aparição aconteceu na revista Whiz Comics #2 em fevereiro de 1940, criado por C. C. Beck e Bill Parker. Ao longo dos anos, o personagem foi reformulado assim comoShazam, mas ainda é lembrado pelos fãs.
Criador do Suspendium, um elemento capaz de colocar qualquer herói em animação suspensa, inclusive Shazam. A invenção do personagem, foi utilizado como explicação da DC Comics para o personagem nunca ter envelhecido desde suas estreia.
1- Adão Negro

Adão Negro, um dos mais importantes inimigos do Shazam, surgiu cinco anos após a primeira aparição do herói nos quadrinhos. Sua primeira aparição aconteceu na revista The Marvel Family #1, em dezembro de 1945.
O personagem foi um dos primeiros detentores dos poderes do Mago Shazam, ainda no Egito Antigo. Teth Adam (Adão Negro), acabou se deixando ser seduzido pelo poder que recebeu e acaba exilado em outra dimensão pelo Mago Shazam.