WandaVision | Easter eggs que você perdeu
Série da Feiticeira Escarlate e do Visão brinca com referências divertidas nos primeiros episódios
Após 18 meses sem novas produções do MCU (Universo Cinematográfico Marvel), finalmente chegou a hora de conferir WandaVision, a nova série original do Disney+. Contando com Wanda (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany) como protagonistas, a produção deu início a Fase 4 do MCU apostando em um estilo diferente de tudo o que os fãs já viram.
Os dois primeiros episódios da produção fazem referência a sitcoms clássicas como I Love Lucy, The Dyke Van Dyke Show e A Feiticeira, criando um ambiente diferente onde nada é o que parece. Embora os dois primeiros episódios pareçam “inofensivos” e desconexos do MCU, já que muitas perguntas ainda não foram respondidas, eles trouxeram referências a acontecimentos do universo Marvel.
Para você ficar ligado nas referências presentes nos primeiros episódios de WandaVision, reunimos, em ordem cronológica, todos os easter eggs que você deixou escapar.
Visão e Feiticeira Escarlate: Dia das Bruxas (1982)
Com roteiro de Bill Mantlo e arte de Rick Leonardi, a minissérie Visão e Feiticeira Escarlate: Dia das Bruxas mostra o casal tentando conciliar a carreira de heróis com a vida normal após deixar a equipe dos Vingadores.
A série original do Disney+ traz uma clara referência a HQ quando Wanda e Visão estão se mudando para uma casa no subúrbio e a protagonista dá um “jeitinho” na placa que anuncia que a casa está à venda.
Abertura digna de uma “Feiticeira”
Os momentos iniciais do primeiro episódio de WandaVision são uma homenagem a sitcom A Feiticeira, assim como a forma que a nossa Feiticeira usa seus poderes para cuidar da casa. O desenvolvimento deixa de ser divertido assim que percebemos que Wanda ainda não tem controle total sobre seus poderes, ocasionando o jantar caótico com os Harts.
A gravata do Visão
A gravata do Visão segue um padrão interessante e parece fazer uma referência sutil a que ele usou em Visão de Tom King, onde, assim como na série, ele tentou formar uma família e se encaixar na sociedade humana.
A torradeira Stark e o passado dos irmãos Maximoff
Ainda no clima das clássicas sitcoms americanas, WandaVision traz comerciais. A referência no primeiro parece bastante óbvia, pois apresenta o anúncio de uma torradeira revolucionária feita pelas Indústrias Stark. O easter egg aparenta ser divertido e inofensivo, mas é importante lembrar que as Indústrias Stark estão ligadas ao passado traumático de Wanda. Ela e seu irmão Pietro ficaram presos nos escombros por dois dias, olhando para uma bomba não explodida após o mesmo bombardeio que matou seus pais. O projétil estava estampado com o logotipo das Indústrias Stark, o que levou Wanda e Pietro a tratarem os Vingadores com desconfiança, como foi visto em Vingadores: Era de Ultron.
“Olá de Sokóvia”
O “gesto tradicional de hospitalidade de Sokóvia” pode parecer uma piada divertida, mas na verdade é um easter egg perturbador. Em Vingadores: Era de Ultron, a Feiticeira Escarlate usa a “saudação” para atacar os Vingadores, manipulando suas mentes. Vale a pena observar que, no episódio 1 da produção do Disney+, Wanda coloca as mãos sobre os olhos do Senhor Hart — talvez significando que desta vez ela está cegando as pessoas para a verdadeira natureza da própria realidade.
Dinastia M
O primeiro episódio mostra Wanda servindo taças de vinho, o que na verdade é um easter egg muito inteligente. O rótulo mostra a marca “Maison du Mépris” e tem o logotipo “M”; os leitores de quadrinhos reconhecerão isso como uma alusão à Dinastia M, um dos maiores eventos da Marvel Comics, onde a Feiticeira Escarlate reescreveu a própria realidade. “Maison du Mépris” significa literalmente “Casa da Miséria”, talvez sugerindo que a MCU entrou em colapso porque Wanda está fragilizada.
S.W.O.R.D e a referência a Homem-Aranha: De Volta ao Lar
O primeiro episódio de WandaVision termina com uma cena confirmando que Wanda e Visão estão sendo monitorados e mostra o logo da SWORD. Na Marvel Comics, a SWORD é uma organização que monitora a Terra para proteger o planeta de ameaças extraterrestres. No MCU, a organização é aparentemente a próxima evolução dos Acordos de Sokóvia, vendo os sobre-humanos como “Armas Sencientes”, não como pessoas. É possível que os nomes na tela sejam membros do SWORD, já que Abe Brown se formou em Midtown High em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Ele sobreviveu ao estalo e se formou em Vingadores: Ultimato. Devido sua conexão com Peter Parker, faria sentido para a SWORD recrutá-lo.
A abertura do segundo episódio
Uma das grandes inspirações para o segundo episódio da produção é a sitcom A Feiticeira, já que a clássica comédia americana começava justamente com uma animação com traços parecidos. Além disso, a animação em si é um grande easter egg. As referências incluem:
- Imagens que fazem referências a Galactus;
- Um coração se formando no céu, da mesma forma que a Tocha Humana cria o logotipo do Quarteto Fantástico;
- Alguns easter eggs que fazem referência a Visão de Tom King são visíveis apenas se você parar no momento certo enquanto o Visão passa pelo chão. Nessa HQ, ele construiu um cão sintozóide (por isso os ossos), usava chinelos (também visto por uma fração de segundo) e foi desafiado por um vilão chamado Grim Reaper — cujo capacete também é visto lá.
O helicóptero da S.W.O.R.D
O episódio 2 sugere que o mundo real está tentando entrar em contato com a Wanda e Westview. Uma das cenas mostra a Feiticeira descobrindo o que parece ser um helicóptero de brinquedo futurístico com o logotipo da SWORD na cerca viva.
O relógio da Strucker
Voltamos a ter acesso aos comerciais de WandaVision e dessa vez o anúncio faz propagando para o relógio Strucker. O Barão Wolfgang Von Strucker era o líder da Hydra que fez experiências com Wanda e Pietro usando a Pedra Mental, o que deu poder a eles; o relógio também mostra a logo da Hydra estampado nele.
A deformação da realidade
O segundo episódio termina com a realidade se transformando enquanto adquire cores. Observem que a transição apresenta majoritariamente a cor vermelha, que é a cor associada a magia de Wanda nos quadrinhos. Talvez isso indique que a própria Feiticeira Escarlate seja a causa do caos que está ocorrendo em Westview.
Os dois primeiros episódios de WandaVision já estão disponíveis no Disney+. Confira o trailer abaixo: