Já ouviu falar do kõ’gõi?

Leila Lucas
Comida Caseira
Published in
2 min readNov 4, 2017

Erva mate que dá até macarrão

O kõ’gõi (se pronuncia Cogoi, palavra indígena) surgiu da história de um velho guerreiro guarani que contava que ouviu estas palavras: “Deixa crescer esta planta e bebe de suas folhas que você terá o companheiro que tanto deseja. Esta erva traz em si a força de Tupã e trará conforto para todos os homens de tua tribo. As caminhadas de guerra serão menos cansativas e os dias de descanso mais felizes. E sua filha Yari será a protetora das florestas”. Neste momento o visitante dos deuses apresentava aos homens os benefícios da erva-mate.

O kõ’gõi tem um padrão antes explorado apenas pelo Matcha japonês, composto 100% de puras folhas de erva mate. O produto passa por um processo de refinamento para alcançar um padrão exclusivo. O resultado é a maximização de antioxidantes, polifenóis, termogênicos e vitaminas. Diferente da erva do chimarrão, apenas a folha é utilizada.

ONDE USAR O KÕ’GÕI

O macarrão fica verde com o Kõ’gõi

Dialini Regina, de Laranjeiras do Sul — PR, criou o Ninho de Massas. Uma cesta de queijo que serve macarrão e molho de qualquer preferência. Para fazer o macarrão, ela utilizou junto da massa o Kõgõi. “Ele vem refinado como uma farinha e colocamos uma porção. Não muda a propriedade da massa, mas a enriquece porque tem 196 propriedades, incluindo cálcio, vitaminas B1, B2 e vitamina C, várias circunstancias que nos ajuda a melhorar a massa e as pessoas gostam de comer o macarrão verde”, comenta.

O Kõ’gõi também pode ser utilizado em massas de tortéi, lasanha e agnoline. Quem gosta de inovar, também pode colocar o produto em massas de bolos e bebidas.

Confira a receita…

--

--