Comissão apoia evento sobre Luiz Gama, realizado pela Escola de Gestão do Paraná nesta terça.

A Comissão apoia e estará presente no evento de capacitação ofertado pela Escola de Gestão do Paraná: LUIZ GAMA: UM DEFENSOR DOS ESCRAVOS E DO DIREITO — ESEDH/SEJUF

A finalidade do evento é apresentar e debater a vida e a obra do orador, jornalista, escritor brasileiro e Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil, abolicionista nascido na Bahia e foi pensado e organizado Em alusão ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, por meio do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania (Dedif) e da Escola de Educação em Direitos Humanos (Esedh) realiza, no próximo dia 19 (terça-feira), a palestra “Luiz Gama: Um defensor dos escravos e do Direito”, ministrada pela doutora Ligia Fonseca Pereira, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Palestrante: LIGIA FONSECA FERREIRA

Professora associada do curso de graduação e do programa de pós-graduação em Letras da UNIFESP — Universidade Federal de São Paulo. Bacharel em Letras (Francês / Português / Linguística) pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Análise do Discurso, Universidade de Paris 13.

Doutorado em Estudos Portugueses e Brasileiros pela Université de Paris 3 Sorbonne, com tese sobre vida e obra do escritor e abolicionista Luiz Gama. Pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), com pesquisa sobre epistolografia de Mário de Andrade, sob a supervisão de Marcos A. de Moraes.

Membro dos grupos de pesquisa \”Diálogos Interculturais\” e Relações Brasil-França, do IEA — Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

Em 2017 foi professora-pesquisadora convidada do programa Labex Transfers da ENS (École Normale Supérieure de Paris) e ITEM — Institut des textes et manuscrits modernes, França.

É autora de Primeiras Trovas Burlescas de Luiz Gama e outros poemas (Martins Fontes, 2000) e Com a palavra Luiz Gama. Poemas, artigos, cartas, máximas (Imprensa Oficial, 2011). Convidada oficial da FLIP (Festa Literária de Paraty), 2018. Em 2018, recebeu a condecoração Chevalier des palmes académiques, do governo francês.

Tem experiência na área de Letras, com ênfase nos seguintes temas : Luiz Gama, abolicionismo e literatura ; o negro na literatura brasileira (século XIX- início século XX); relações culturais Brasil-França; estudos interculturais; autobiografia e autoficção; tradução; epistolografia (edição de fontes primárias — correspondências — em português e em francês), plurilinguismo e criação literária (escritores não francófonos de expressão francesa); relações entre língua, cultura e literatura estrangeira.

SERVIÇO
Palestra “Luiz Gama: Um defensor dos escravos e do Direito”
Data: 19/11/2019
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório Mário Lobo-Palácio das Araucárias–térreo (Rua Jacy Loureiro de Campos, s/n.) — Bairro Centro Cívico — Curitiba/PR

Nota de Imprensa: Juliano Trevisan

--

--

Juliano Trevisan
Comissão Estadual de Igualdade Racial da OAB-PR

Produtor de Conteúdo | Analista de Performance | Inbound Marketing | Comissão Estadual de Igualdade Racial