Milhões de fãs. E agora?

 Como extrair valor da sua base de fãs?

Anderson Criativo
Communiting Insights

--

As mídias sociais atingiram um estado de maturidade durante o ano de 2013.

Após o modismo dos últimos anos, 2013 serviu para que as mídias sociais se consolidassem como parte da estratégia de marketing, comunicação e relacionamento com o cliente e devem manter esse papel nos próximos anos.

Como parte da estratégia de marketing, essas ferramentas também precisarão colaborar para a entrega dos resultados que as empresas esperam.

A grande pergunta em relação às mídias sociais em 2014 será: Como extrair valor da minha base de fãs?

Extrair valor não significa somente vendas. Extrair valor é usar essa massa de 10.000 ou 10.000.000 de fãs para obter informações preciosas que podem gerar insights para o desenvolvimemento de produtos, criação de campanhas, inovações em canais de vendas e muito mais.

As marcas devem se empenhar muito durante esse ano no sentido de obter recomendações dos seus fãs. A recomendação é o que existe de mais valioso como mensagem de marca. Obter recomendações deve estar entre as prioridades do marketing durante os próximos anos.

Nenhuma ferramenta de comunicação, mídia, tecnologia ou seja lá o que for, exerce mais influência sobre o comportamento de compra de um consumidor durante a sua jornada de decisão do que a opinião de outro consumidor.

No fim do dia, o marketing está cada vez mais orientado a resultados e como parte da estratégia de marketing os gestores de mídias sociais precisarão começar a responder: como vocês estão impactando o resultado da empresa? É óbvio que não sei não será uma boa resposta.

Para não deixar as perguntas principais sem resposta, vamos lá:

  1. Milhões de fãs. E agora?
    Agora é hora de definir o que eu quero extrair das minhas mídias sociais. Sem essas definições, nada acontece. Apenas postagens que chamam a atenção e geram "likes" não ajudam muito no sentido de extrair valor na interação com os seus fãs.
  2. Como extrair valor da sua base de fãs?
    Após a definição do que eu quero extrair de valor, preciso definir quais tipos de interação (touchpoints) manterei com meus fãs no sentido de obter deles o que desejo. Após a definição dos tipos de interação, preciso definir quais gatilhos (calls to action) serão necessários usar para extrair as informações que desejo ou direcionar meus fãs para realizar alguma ação específica. Depois disso ainda existe a opção do retargeting para reforçar a mensagem. A sequência vai longe.

Implementar essas integrações não será tarefa fácil, mas elas serão fundamentais no sentido de tornar as mídias sociais ainda mais estratégicas para a sua empresa.

--

--