Dbeaver — Navegação básica.
Ao abrir o Dbeaver pela primeira vez será perguntado se você já quer criar uma conexão, observe que a lista de conexões com suporte nativo é longa.
Iremos mostrar como criar e configurar uma conexão daqui a pouco, fechando essa tela temos uma visão geral de como é a área de trabalho do Dbeaver, observe que separei cada área em uma cor para facilitar a explicação.
Na parte central (em verde) é onde temos o campo para escrever nossas consultas, logo em baixo (em amarelo) temos o grid, até aí nada de novidade, não é mesmo?.
Conexões e projetos — Bloco azul, canto esquerdo.
Aba Database
Será aqui a listagem de todas as conexões criadas e seus projetos, clicando no botão de tomada com o simbolo de ‘+’ você irá abrir a tela auxiliar de conexão.
Aba Project
Aqui você consegue organizar scripts (salvos no computador), conexões especificas, diagramas e criar atalhos para abrir arquivos diversos. Resumindo tudo em um pacote… um projeto!!
Barra de ferramentas — Bloco vermelho — BARRA SUPERIOR
Uma explicação rápida dos principais botões da barra, já iremos observar aqui alguns recursos bem interessantes.
Na ordem, os três primeiros ícones são referentes a sua conexão com o banco de dados. Conectar, atualizar conexão e desconectar.
Para criar uma nova query na aba de edição clique no ultimo botão com sinal de “+”
Um pouco mais a frente temos a barra indicando qual é o banco de dados conectado e em qual base, no ultimo campo se define o limite de linhas que seu select irá trazer por vez, tipo de uma paginação semelhante ao comando ‘TOP’ do SQL.