Resumo — "On Sovereignty"

Mariana Jatahy
Como pensar melhor?
2 min readAug 4, 2019

Resumo desse texto do Jordan Greenhall, explicando seu conceito de soberania.

O que é soberania?

Soberania é a capacidade de se responsabilizar, de estar presente/centrado e responder ao que acontece de forma consciente ao invés de estar sempre reagindo. Ser soberano é ser um agente consciente no mundo.

O que isso significa na prática?

A soberania envolve três capacidades principais:

  1. Capacidade de perceber e se relacionar com o mundo
    Capacidade de entender o que é real. De realmente escutar e sentir. De sintonizar com o que está diante de você sem se fechar (devido a julgamentos e modelos mentais) ou ficar sobrecarregado com a quantidade de informação. É a capacidade de absorver os pontos/dados que estão ali, sem excluir os que de alguma forma ferem aquilo em que você acredita.
  2. Capacidade de sensemaking (de construir sentido)
    Essa capacidade tem a ver com escolher modelos mentais que sejam apropriados para a situação que se apresenta e também de criar novos modelos quando os antigos não servirem mais. É tipo conectar os pontos para ver a imagem maior e entender o que está acontecendo.
  3. Capacidade de agir e fazer escolhas no mundo.
    Ou seja, a capacidade de “mover o mundo” com suas ações, de gerar o impacto que você deseja, mas também de fazer isso com sabedoria e elegância.

Uma das maiores dificuldades em atingir soberania é o desequilíbrio entre esses três vetores. Se você tem muito mais capacidade de perceber o mundo do que de agir você se sente desempoderado ou sobrecarregado. Se tiver mais capacidade de agir do que de perceber você pode se comportar de forma irresponsável, acarretando consequências negativas.

Como desenvolver a própria soberania?

Em primeiro lugar, é preciso desenvolver a capacidade de se perceber, de entender como você está em relação ao seu centro. Em segundo lugar, é necessário aprender como voltar para o centro quando perceber que saiu dele. Atividades como meditação, respiração e práticas contemplativas em geral são boas formas de começar.

Vale lembrar que somos criaturas extremamente complexas e que cada elemento do nosso ambiente nos afeta. Nesse sentido, nosso sono, nossa alimentação, nossas relações e até o conteúdo que consumimos de alguma forma influenciam a nossa soberania.

Para finalizar

Antes de tentar mudar o mundo, atinja a sua própria soberania.

" Clean your room. Get yourself sorted out. Build yourself into a rock upon which profound things can be set. Then, and only then, is it time to begin taking care of the rest of the world."

Esse post faz parte de uma investigação que estou fazendo sobre como me tornar uma pensadora melhor.

Fez sentido pra você? Conta pra mim. Não fez? Conta pra mim também. :)

--

--