Voltar

Ma Ataliba
Como posso te ajudar?
2 min readNov 12, 2018

--

Retornei fisicamente ao trabalho. Mais uma etapa vencida, mais uma conquista.

Ontem (sábado) dormi 14 horas seguidas. Sabe o que isso significa? O meu corpo estava fisicamente exausto depois de segurar a barra da cabeça, a tensão é tão grande que exaurimos nossas forças para seguimos em frente.

Pessoas com depressão, ansiedade, pânico entendem o que estou falando, o que para muitos é uma tarefa ridiculamente banal, para nós é como levantar 50 quilos, levantar da cama já é o primeiro esforço do dia, imagina levar a vida normalmente?

E para entendimento geral não é preguiça, antes fosse, é químico, é uma patologia, é não ter domínio da sua vontade, do seu corpo, é se julgar a todo momento, é duvidar da sua própria doença. Imagina isso: você quebrou seu pé mas insiste em continuar caminhando e não imobilizar porque julga não ser nada mais, é assim que muitas vezes agimos, minimizamos nossas dores, ocultamos as enormes feridas, secamos as lágrimas e seguimos, no meio das incertezas.

Mas existe o lado positivo da vitória, de conseguir superar uma dificuldade, vencer algo que te paralisou por dois meses é incrível. Não posso dizer que acho que vai ser fácil daqui pra frente mas sei que o primeiro passo já foi dado, sei que terá dias e dias, porém, tento falar sempre que precisa ser um dia de cada vez, uma vitória de cada vez.

E o que mais valeu a pena foi receber todo o carinho das pessoas que gostam de mim, mesmo com toda a insegurança, medo de olhares julgadores, comentários maldosos, o que recebi foi uma onda imensa de amor. É incrível contar com amigos e parceiros tão queridos, ser recebida num ambiente que te apoia é muito importante para ajudar nesse momento tão doloroso e difícil. Eu tenho muita sorte.

Não sei como será amanhã ou depois, mas sei que todas as noite eu me deito pensando que vai ser melhor, que conseguirei fazer tudo diferente, mas se eu não conseguir também tá tudo bem, não temos que ser perfeitos todos os dias.

Obrigada.

--

--

Ma Ataliba
Como posso te ajudar?

Contando histórias e sobrevivendo à depressão há 27 anos. Mãe do Dave e Miau (in Memorian), Tião, Jorge e Sr. Patrício ❤ . Instagram: @mademarcela