Minha vida: um conto.

ETA Santo André
comorgulho
Published in
2 min readFeb 9, 2021

“Sabe este Homem, não sabe? Pintado nas cavernas da Dordonha? Mesolítico?Nômade? Perdido? Este Homem dava o cu para outros homens. E ninguém, até então, tinha nada a ver com isso.”
(Trecho de Homo Erectus, do livro Balé Ralé, de Marcelino Freire)

Marcelino Freire

Por meio de exercícios e da intensa troca de ideias e de experiências, a partir dos depoimentos selecionados para o projeto “À minha mãe e a meu pai, com Orgulho”, o escritor Marcelino Freire apontará as direções de como desenvolver esses relatos para a produção de contos que serão material de leituras dramáticas para vídeos relacionados à programação. Marcelino dará dicas para escrever “sem amarras”, “desbloquear” um texto, dar voz a uma ideia, criar um personagem, e ainda organizar um livro, valorizar o próprio repertório e o vocabulário, seja em qual gênero literário for.

O curso foi ministrado entre novembro e dezembro de 2020 para convidados entre as pessoas que enviaram seus relatos para o projeto À minha mãe e ao meu pai, com Orgulho. O resultado desse curso você pode conferir na seção Crônicas do Orgulho.

Marcelino Freire: Escritor, vencedor do prêmio Jabuti, também ministra oficinas de narrativas breves e escrita criativa; é famoso por seus contos e microcontos, sempre abordando temas sociais, inclusive do universo LGBTQIA+.

Abaixo uma leitura de um trecho de seu conto Homo Erectus, especialmente para o projeto:

--

--

ETA Santo André
comorgulho

Página dedicada à programação do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Santo André.