Panthera Lemniscata

ETA Santo André
comorgulho
Published in
1 min readJun 9, 2021
Felippe Moraes

Em celebração ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, a drag queen Márcia Pantera, uma das pioneiras da cena brasileira e a inventora do “bate-cabelo”, realiza sua frenética performance.

Nessa ficção científica de 5 minutos, a protagonista é despertada de um sono profundo para a violência de seu lendário bate-cabelo, gerando com seu movimento o símbolo da Leminiscata — a curva matemática — , similar ao símbolo do infinito.

Frente a um fundo escuro, capturada por uma câmera de altíssima velocidade, em plano americano, gerando um vídeo em câmera ultralenta, a performance revela o esforço físico e as fortes expressões faciais em um tempo suspenso e quase etéreo com a trilha igualmente irreconhecível e abstrata de NoPorn, dando o tom transcendental.

Com Márcia Pantera. Direção: Felippe Moraes.

ESTREIA EM 28 DE JUNHO DE 2021, ÀS 19H00.

Felippe Moraes / @felippemoraes / Rio de Janeiro / 1988 / é artista, pesquisador e curador independente. Atualmente é doutorando pela Universidade de Coimbra em Portugal e mestre pela University of Northampton no Reino Unido. Sua pesquisa está voltada para a epistemologia da razão e suas relações com espiritualidade, mitologia e ancestralidade como possibilidades de reencantamento do mundo.

--

--

ETA Santo André
comorgulho

Página dedicada à programação do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Santo André.