Como deixar de ser uma pessoa estressada para ser uma pessoa criativa.

Hudson Nunes
Como ser criativo
Published in
5 min readJan 22, 2020

Cara!!! Pense numa pessoa explosiva… Será que ela era parecida comigo? Eu, quando ficava estressado, arremessava as coisas contra a parede. Você é ou já foi assim?

Já arremessei muitos celulares contra a parede, mas naquela época, os celulares eram de formato de “tijolão”, os antigos “Nokia”, lembram? Fazia mais danos nas paredes do que no próprio celular. O celular somente abria e ejetava a bateria, mas bastava recolocar a bateria e voltava tudo ao normal.

Eu respondia com grosseria as pessoas, principalmente quando estava no auge do estresse. Então, muitas das vezes eu recorria à técnicas de respiração, tomava copo de água, olhava o horizonte ou escutava músicas mais relaxantes.
Assim, quando eu recorria estas técnicas, a minha criatividade fluía. Mas estas técnicas ajudam no momento do estresse, mas não me ajudavam a mudar o meu comportamento, a minha personalidade.

Eu estava prestes a abandonar a minha carreira como designer e buscar outra especialidade, pois este comportamento me atrapalhava no momento da criação.
Foi então que, através de algumas mudanças de atitudes em minha vida eu pude experimentar uma mudança de personalidade.

Hoje estou casado e muitas pessoas ficam impressionadas com a calmaria de minha esposa. Ela mesma responde: “Estão impressionadas? É porque você não conhece a calmaria de meu marido”.

E eu não precisei de nenhum desses remédios que dopam as pessoas, basta tomar medidas simples no seu dia-a-dia para mudar a postura agressiva.

Então, quero logo abaixo compartilhar com vocês estas atitudes simples que, gradativamente diminuirá o seu estresse e te fará a ser uma pessoa mais criativa.

Vamos começar com…

TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

Algumas mudanças de hábitos são necessárias e entre elas, está a alimentação. É importante incluir alguns alimentos em sua dieta. Os principais são alimentos ricos em algumas substâncias que listamos a seguir.

  • Fenilalanina

“Que nome difícil. Não dá para nem botar no nome de cachorro”.

Ela é um aminoácido responsável por provocar a sensação de bem-estar e diminuir a vontade de comer alimentos ricos em açúcar e em gordura, evitando o estresse crônico.

Ela é encontrada em alimentos como leite, ovos, frango, pistache, amêndoa, castanha do pará, amendoim, soja, grão-de-bico, lentilha, ervilha, brócolis, abóbora e feijão.

  • Vitamina B5

Ela é um nutriente que auxilia a produção de serotonina (deve ser irmã da Fenilalanina XD) e, quanto mais ter ela no organismo, menor o nível de estresse.
Alguns exemplos de alimentos são fígado bovino, salmão, abacate, sementes de girassol e damasco.

  • Triptofano

“Deve ser o irmão mais velho”

Ela também ajuda a combater o estresse e provocando o prazer (hmmm… interessante). É possível encontrar em leite e derivados, ovos, arroz integral, carne e soja.

  • Outras substâncias

Os alimentos ricos em ômega 3 também são indicados, como sementes de chia e linhaça e sardinha.

Também alimentos com menos açúcar, como aveia, maçã, pepino e laranja.

Evite produtos ricos em cafeína, potássio (como maracujá, banana e kiwi, por aumentar o efeito do estresse) e diminua o consumo de bebidas alcoólicas e hábitos como o tabagismo.

EXERCITAR

Uma das causas do aumento do estresse é a vida sedentária aliado a atividades urgentes. Elas são as atividades estressantes e, por isso, você deve evitá-las. Uma boa maneira é através da prática de atividades físicas, principalmente nadar e dançar, ou exercícios de relaxamento.

Jogar uma bola e xingar os outros não ajudará em nada (ou pode piorar). Estes exercícios devem ser feitos sozinho.

DORMIR BEM

Dormir melhor e por um período maior é mais uma forma de diminuir o estresse. Isso é importante para que o seu corpo descanse.

Se você é um designer autônomo, começa a perceber qual horário do dia você produz melhor. Se for a noite, durma tarde, mas não se preocupe em acordar com o despertador. Mas se for de manhã, durma o mais cedo possível.

Eu durmo por volta de 21 horas para acordar as 05 horas da manhã. Com esta prática, eu já dormir as 08 horas necessárias e ao acordar neste horário posso fazer outras atividades que não serei incomodado por crianças ou esposa.

Então, ao dormir, propicie um ambiente arejado, escuro, sem ruídos e confortável para que seu corpo e sua mente possam se recuperar.

BEBA ÁGUA

O consumo de água é indispensável para evitar a desidratação, que pode ser causada pelo estresse. Quando eu estava sempre estressado, pude perceber que tomava pouca água no meu dia-a-dia. Se eu bebia 500 ml por dia era muito. Hoje bebo por volta de 2 a 3 litros por dia.

Se você tem dificuldade em beber água, faça um comentário abaixo que eu posso ajudar como eu fiz para chegar a esta marca.

FAÇA BONS AMIGOS

Manter um relacionamento com a família e com os amigos certamente nos proporciona momentos de grande felicidade, concorda? Da mesma forma, quando não são saudáveis, esses relacionamentos podem se tornar grandes fontes de estresse.

Um exemplo interessante é o de que crianças com uma vida familiar acolhedora e equilibrada apresentam níveis mais baixos de estresses do que aquelas que vivem em lares marcados pelo conflito.

É por isso que procurar cultivar relações saudáveis com as pessoas ao nosso redor pode ajudar a reduzir o estresse.

Caso perceba que algum relacionamento não está fazendo bem, afetando diretamente o seu bem-estar, procure resolver a situação imediatamente.

DEDIQUE MAIS TEMPO AOS SEUS HOBBIES

Com o nosso dia-a-dia corrido, é comum que dediquemos nosso tempo quase que, exclusivamente, ao trabalho e às tarefas estressantes, deixando poucos ou até mesmo nenhum minuto para aquelas atividades que sentimos prazer em fazer.

Seja correr, andar de bicicleta, aprender um novo idioma, tocar um instrumento musical, estar com os amigos em uma roda de conversa ou simplesmente relaxar ouvindo música, independentemente de qual for seu hobby, dedicar mais tempo a ele e menos às situações incômodas, que não dependem apenas de você para serem solucionadas, é fundamental para diminuir o estresse naturalmente.

E por último e não menos importante…

NÃO TRAGA O TRABALHO PARA CASA

Não é raro se deparar com alguém (ou talvez essa pessoa seja você mesmo) que se queixa de receber mensagens do chefe ou de um colega sobre questões de trabalho após o fim do expediente.

Depois de um dia longo e talvez estressante, a mente precisa de um descanso. É fundamental saber se desligar do ambiente de trabalho ao chegar em casa, permitindo-se dedicar o tempo que restou do dia para o lazer, para a família e para o descanso.

Sendo assim, não traga trabalho para casa nem deixe que isso entre em sua rotina sem que você perceba. Essa é uma forma bastante eficiente de diminuir os níveis de estresse.

Agora que você já sabe como diminuir o estresse e com isto o teu comportamento estourado pode mudar como o meu mudou radicalmente e de maneira natural e com simples mudanças de hábito do dia-a-dia.

Não perca tempo e garanta a sua saúde mental e física.
Então eu quero ouvir de vocês. Qual desses itens citados você identificou que precisa urgentemente mudar? Comente nos comentários abaixo.

Um abraço forte!

Fuiiiiiiiiii…

--

--

Hudson Nunes
Como ser criativo

Minha missão é ajudar Designers a transformar a criatividade num hábito | Designer — Coach — Copywriter