Como melhorar a criatividade em apenas 20 minutos por dia
Dentre o tempo de 24 horas que você tem no dia, o que significa para você 20 minutos?
Você que tem problemas de ser mais criativo, já parou para pensar o quanto tempo você fica nas redes sociais?
Quando eu não tinha uma disciplina de uso do celular, eu mexia no celular várias vezes por hora. São incontáveis. Eu era muito viciado. Teve uma vez que eu estava mexendo no celular e um nervo da minha perna se mexeu próximo a cintura. Eu, imediatamente, levei a mão até o bolso para pegar o celular que já estava em minha mão.
Isto parece loucura né, mas já aconteceu com você? É o famoso celular fantasma. A gente sente que está em nosso bolso, mas não está.
Segundo o GlobalWebIndex diz que a média de uso do celular no Brasil é de 225 minutos no ano de 2019. Sabe o que é isso? São 3 horas e 45 minutos de uso do celular por dia.
O que peço agora são apenas 20 minutos para você se dedicar a melhorar a sua criatividade e não é acessando as redes sociais.
“O que farei nestes 20 minutos, Hudson?”
Ler.
Não sei se você já sabe, mas é na infância que a nossa criatividade está mais aflorada. E segundo a Luciana Barros de Almeida, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), diz que, quanto mais as crianças leem, mais elas se tornam mais criativas.
E, como eu já disse em textos anteriores, criatividade precisa se tornar um hábito. Crianças que leem com frequência faz da criatividade um hábito.
Luciana Barros diz:
“Ler nos permite conhecer outros mundos, outras ideias e isso nos possibilita criar nossas próprias ideias acerca do mundo; o que amplia nosso repertório para interagir com o outro e consigo mesmo, tendo a expansão da criatividade como um dos benefícios gerados pela leitura”.
São inúmeras as pesquisas que comprovam que ler aumenta as conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione melhor. É como fazer ginástica, só que para a cabeça!
Segundo a programação neurolinguística (PNL), o inconsciente não sabe diferenciar algo real, de um sonho ou uma imaginação. Uma pesquisa da Universidade Emory, dos EUA, descobriu que ler afeta nosso cérebro como se realmente tivéssemos vivenciado os eventos sobre o qual estamos lendo, ou seja, ler nos ajuda na imaginação.
Por isso, aconselho você iniciar pelo menos 20 minutos de leitura por dia. Escolhe um horário e seja fiel. Não deixa para ler em horários diferentes, pois certamente o seu tempo será roubado por diversas atividades, incluindo o uso das redes sociais.
Você pode acordar 20 minutos mais cedo para ler. Você pode sacrificar 20 minutos do seu almoço para ler. Você pode usar 20 minutos de leitura antes de se deitar para dormir. Faça como quiser, mas use seus 20 minutos.
Depois de um mês praticando, aumente 10 minutos, tendo agora 30 minutos para ler. A cada mês aumente 10 minutos.
E quais tipos de livros para ler?
Não escolhe livros técnicos de design. Eles vão te ensinar a trabalhar com as ferramentas, mas não ajudarão na criatividade. Quando lemos um livro em estilo romance, por exemplo, a capacidade de imaginar o cenário em que a ação se desenvolve, além da imagem física dos personagens, leva a criar um outro mundo dentro de nossas cabeças.
Então o romance, ficção científica, épica, medieval, fantasia e futurista são temas maravilhosos para explorar a sua criatividade.
Experimente as versões em livro de sucessos da fantasia, como O Senhor dos Anéis ou Game of Thrones, por exemplo.
E por fim a última sacada: após os seus 20 minutos de leitura, em seguida (ou em qualquer momento do dia), faça uma arte ou desenhe em alguma folha uma arte abstrata do que você entendeu da leitura.
Veja este exemplo abaixo:
“Um leitor vive mil vidas antes de morrer. O homem que nunca lê vive apenas uma.”
Esta frase é de Jojen Reed, um personagem de Game of Thrones, livro de George R.R. Martin. Como eu faria uma arte baseado nesta frase?
Eu faria duas pessoas sentadas numa grama. Uma lendo um livro e a outra mexendo no celular. Por detrás da pessoa que estava lendo, eu faria silhuetas de várias pessoas em formato opaco, com ofícios diferentes. Atrás dela teria um homem segurando um machado, outro uma espada, outro num skate voador, outro com uma pistola na mão, outro com uma cruz e segurando uma bíblia.
Este simples exercício ajuda você explorar mais a sua criatividade após uma belíssima leitura.
Só uma ressalva: O uso da rede social é importante (senão vocês não leriam este artigo XD), mas precisa ser disciplinado. Marque no teu relógio quais horários que você irá mexer e em quanto tempo. Assim você também contribui para a produtividade. Falaremos isto em outro momento.
Agora eu pergunto a você: isto fez sentido para você? Do que você mais gostou neste texto? Comente abaixo.
Um abraço forte!
Fuiiiiiiiiiiiii…