Como usar dos Gatilhos Mentais para ativar a criatividade

Hudson Nunes
Como ser criativo
Published in
2 min readJan 22, 2020

Sabia que você pode instalar um gatilho em seu inconsciente para ativar a criatividade? A programação neurolinguística chama estes gatilhos de âncoras.

Muitas pessoas que passaram por processos de coaching ou de programação neurolinguística aprenderam a instalar âncoras ao seu inconsciente. Como os corredores, por exemplo.

Quando eles estão muito cansados de correr, uns fecham os punhos e balançam com força, outros bate no peito e outros gritam. Ao realizarem um destes feitos, parece que eles ganham uma força maior para correr mais alguns quilômetros.

Alguns palestrantes também usam destas âncoras para subir ao palco. Alguns fazem o “sinal da cruz”, outros gritam como forma de buscar motivação.

Todos eles criam “rituais” para exercer estas atividades. É disso que eu quero falar para você, designer. Você precisa desenvolver um “ritual” para que a criatividade possa aflorar. E antes que você me lance a fogueira por dizer que você precisa praticar um “ritual”, primeiro preste a atenção no que eu vou dizer.

Não é para você acender velas, colocar vinho em crânios e usar sangue de galinha preta (Deus é mais).

Quando nós lemos biografias de pessoas consideradas criativas, como filósofos, cientistas, pintores, escritores, percebíamos que todos eles tinham hábitos bastantes específicos.

Alguns deles gostavam de se inspirar enquanto tomavam um banho, outros enquanto caminhavam, outros enquanto tomavam seu chá peculiar, outros num determinado horário do dia, outros enquanto meditavam, etc.

Um hábito de um não significa que este mesmo hábito funcionará para você. Por isto você precisa se observar melhor a partir de hoje. Quando você estava mais criativo, o que você fez antes para chegar ao ponto de despertar a criatividade? Comece a repetir as mesmas coisas todos os dias e percebe se a criatividade aflora.

Se for positivo o resultado, então você descobriu a sua “âncora” que te ajuda a ser mais criativo.

Eu, por exemplo, tenho costume de tomar água e escutar uma música relaxante antes de usar da criatividade. Todos os meus textos eu faço este procedimento antes de escrever e ao sentar na cadeira, em frente ao computador, eu já sei o que escrever.

Vale muito a pena se dedicar alguns minutos do seu tempo para a prática deste “ritual”, para ativar a criatividade rapidamente, antes de você começar a trabalhar.

Faz este teste por um tempo e depois me conte o resultado.

Se este texto te ajudou de alguma forma, curte. Comente abaixo se você já faz algum “ritual” todos os dias para trabalhar. Eu quero muito saber.

Bom! Eu vou ficando por aqui.

Um abraço forte!

Fuiiiiiiiii…

--

--

Hudson Nunes
Como ser criativo

Minha missão é ajudar Designers a transformar a criatividade num hábito | Designer — Coach — Copywriter