Conheça 3 formas de estimular a sua criatividade

Hudson Nunes
Como ser criativo
Published in
4 min readJan 22, 2020

Sabia que você pode fazer três coisas simples no seu dia-a-dia para estimular a sua criatividade, sem precisar em gastar muito dinheiro com cursos, treinamentos e livros?

O cerne da criatividade é criar. Existem diversos modos de estimular o nosso cérebro para criar coisas novas.

É normal nós não estivermos inspirados para criar algo em algum momento. Às vezes estamos estressados, nervosos, preocupados e atarefados que prejudica a criação. Porém, talvez você pode se considerar uma pessoa não criativa. Que a falta de criatividade para você não é um momento esporádico, mas sempre acontece.

É neste momento que eu apresento para você nas próximas linhas três formas de estimular a sua criatividade. Preste muita atenção no que eu vou dizer agora.

Desenhe muito

Todos nós, na infância, alguém nos presenteou com um estojo de lápis de cor e canetinhas coloridas. Se você nunca ganhou, provavelmente recorreu a pedaços de carvões ou giz para desenhar. Em algum momento da sua vida, ainda na infância, você desenhava. Você tem este hábito. Acredite! Porém, nós “engavetamos” este hábito e não sabemos onde colocamos.

“Temos tantas coisas para fazer durante o dia, por que eu me daria o trabalho de desenhar algo se eu não sei desenhar?”

Esta pergunta é o que o nosso inconsciente faz quando lidamos com o fato de desenhar. Se você tem vontade de ficar forte, o que você faz? Vai a academia. Será que o seu inconsciente pergunta: “por que devo levantar estes pesos 45 vezes em três séries? Ela não tem utilidade nenhuma.” Ela não pergunta porque sabe que se você fizer isto várias vezes todos os dias os seus músculos ficarão mais fortes. Assim também é o nosso cérebro.

Você não terá capacidade inicialmente de levantar 100 kg num supino, porém, se iniciar levantando 10 kg todos os dias, progressivamente você aumentará a carga até chegar aos 100 kg.

Se você ainda não desenha, ao praticar todos os dias, pelo menos uns 10 minutos, em questão de tempo estará voltando ao hábito de desenhar bem. E você desenhando estimula o seu lado criativo do cérebro.

Escreva muito

Eu sou a prova viva que nós somos capazes de escrever sem gostar de escrever. Eu sou designer a 19 anos. O meu “job” é a arte gráfica. Mas quando eu descobri que o fato de escrever também estimula a minha criatividade, eu encarei o desafio. Eu não considerava uma pessoa criativa. Graças a várias técnicas, que inclusive, ensinei aqui com outros textos meus, eu aprendi a ser mais criativo.

E quanto mais você escreve e estuda a forma de escrita, você tem mais domínio dela, da mesma forma que na academia aumentamos a carga do supino. E sabe o mais interessante? Você coloca tudo para fora daquilo que você conhece ou sabe superficialmente.

Quantos anos você tem? Mesmo que você tenha 15 anos, você tem experiência de vida, mesmo que pouca, mas você tem. Talvez você se lembre dos últimos 8 anos, mas você tem experiência de vida. Você tem assunto para escrever.

Se você conhece bem algum assunto, escreve. Nem precisa postar nas redes sociais. Você não precisa ser validado na escrita. Ela não é o teu “job”, mas você precisa escrever. Se sabe superficialmente, busque mais informações sobre o assunto para você escrever o texto.

E quanto mais você conhece diversos assuntos, quanto mais você escreve, mais a tua criatividade aflora.

Construa muito

Seja arte abstrata ou carpintaria, construa! Você estimulará a criatividade e pode acabar com algum objeto realmente interessante.

Para você ter ideia, eu comecei a fazer “lives” para ensinar designers a ter alta performance. Como não tinha muito dinheiro para investir em refletores, eu mesmo criei os meus próprios refletores. Eles foram criados com cano de PVC, papelão e papel alumínio. Fiz três furos atrás dos refletores para inserir as lâmpadas e pintei de preto.

Isto só foi possível, porque eu desenvolvi a minha criatividade. Olhe em tua volta. O que você tem para construir?

Compre um quadro de pintura e pinte arte abstratas. Compre inúmeras peças de lego e monte alguma coisa. Volte a ser criança. As crianças tem grandes pensamentos difusos, que consiste em pensamentos que não há lógica e por isto permite a criatividade alçar voos maiores.

Concluindo, saía da cadeira onde você está sentado trabalhando em seu computador e faça uma dessas três coisas (ou as três coisas de tempos em tempos) e deixe a mente voar um pouco mais alto do que já voou. Libere a linha de sua pipa para alcançar céus mais altos.

Se fez sentido para você curta este texto. Agora quero saber de você: qual dos três elementos que você irá colocar em prática?

Um abraço!

Fuiiiiiiiii….

Att. Hudson Nunes

--

--

Hudson Nunes
Como ser criativo

Minha missão é ajudar Designers a transformar a criatividade num hábito | Designer — Coach — Copywriter